sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: PROPINA DE ATÉ 10% NA BR DISTRIBUIDORA DIZ TESTEMU...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: PROPINA DE ATÉ 10% NA BR DISTRIBUIDORA DIZ TESTEMU...: Petrolão Testemunha-chave relata propinas de até 10% na BR Distribuidora Ex-funcionária da área financeira da Arxo Industrial do Bras...

PROPINA DE ATÉ 10% NA BR DISTRIBUIDORA DIZ TESTEMUNHA CHAVE.

Petrolão

Testemunha-chave relata propinas de até 10% na BR

Distribuidora

Ex-funcionária da área financeira da Arxo Industrial do Brasil afirmou ainda que 'foi diversas vezes enviada para levar pacotes ou malas contendo dinheiro'

Apreensões da 9ª fase da Operação Lava Jato
Apreensões da 9ª fase da Operação Lava Jato (Polícia Federal/Divulgação)
Uma ex-funcionária da área financeira da Arxo Industrial do Brasil – novo alvo da Lava Jato no esquema de corrupção na Petrobras – afirmou ao Ministério Público Federal que constatou saques em espécie de até 7 milhões de reais para pagamentos suspeitos que perduraram na BR Distribuidora mesmo depois da descoberta da existência de cartel de empreiteiras e pagamentos de propinas a políticos na estatal petrolífera. A BR Distribuidora é subsidiária da Petrobras, responsável pela rede de postos de vendas de derivados.
"Em 24 de setembro de 2014, o senhor Sérgio (Maçaneiro, diretor Financeiro da Arxo) fez a retirada do caixa da empresa um total de 7.088.304,57 reais, para a realização de pagamentos suspeitos", afirmou ela ao apontar quatro movimentações suspeitas, registradas por ela.
A Arxo, com sede em Santa Catarina, fornece tanques aéreos e subterrâneos e caminhões tanques para a BR Distribuidora. A ex-gerente financeira trabalhou na empresa de janeiro de 2012 e novembro de 2014. Nesse período, a testemunha afirma ter presenciado pagamentos de propina de 5% a 10% e registrou boa parte das movimentações suspeitas. "Para obter os contratos, a Arxo receberia informações privilegiadas da Petrobras e efetuaria o pagamento de vantagem indevida de 5 a 10% do total do contrato a empregados da referida empresa (BR Distribuidora)", informou a ex-funcionária.
Leia também:

A figura central dessa nova frente de investigação procurou a força-tarefa do Ministério Público Federal em 15 de janeiro. Ela apontou e reconheceu o operador da propina no caso dos contratos da Petrobras, Mário Goes. "Mário Goes seria o intermediador das propinas, conforme reconhecimento fotográfico efetuado pela testemunha e identificação de seu nome na contabilidade informal da empresa ("GOIS")", registrou o MPF ao pedir a prisão preventiva do acusado.
Foi por meio dele que a Lava Jato estabeleceu a conexão entre o esquema investigado nas Diretorias de Serviço, Abastecimento e Internacional, que arrecadaria propina para os partidos da base do governo — PT, PMDB e PP. Goes foi um dos operadores de propina do ex-diretor de Servios Renato Duque, segundo apontou o ex-gerente de Engenharia Pedro Barusco, que era seu braço direito e fez delação premiada com a Lava Jato.
A ex-funcionária afirmou ainda que, nos dias anteriores à vinda dele (Mário Goes), procediam-se todas as movimentações na empresa para gerar dinheiro em espécie. "Inclusive a depoente auxiliava a colocar o dinheiro em envelope, sendo que algumas oportunidades viu que Goes saia da empresa com um envelope debaixo do braço".
Segundo a testemunha, o suposto operador ligado a Duque e Barusco foi visto por ela pela última vez no ano passado. Goes foi o único a ter prisão preventiva decretada e está foragido. A ex-gerente financeira montou para a força-tarefa da Lava Jato um quadro da divisão de tarefas no esquema de propina envolvendo a Petrobras, que teria atuado até 2014.
Os sócios-dirigentes da Arxo Gilson João Pereira e João Gualberto Pereira Neto coordenavam o pagamento da propina. Os valores seriam entregues "a cada dois ou três meses, a Mario Goes, na própria Arxo". "Eventualmente, o dinheiro seria levado pelo diretor financeiro Sérgio Ambrósio Marçaneiro até Mario Goes no Rio de Janeiro", contou a ex-funcionária.
Em detalhes ela apontou a "responsável pela movimentação das contas da empresa" que "teria conhecimento da propina", indicou o "programa contabilidade Proteus da empresa, com registro, no caixa 2, das movimentações ilícitas" e os funcionários responsáveis por ele. Ela também encaminhou a lista de notas frias emitidas pela empresa para justificar a propina.
Propina e medo – As revelações da ex-gerente, que espontaneamente procurou a força-tarefa da Lava jato e foi ouvida no dia 15 de janeiro, apontam um esquema de propina em outras áreas, sonegação fiscal e medo de ameaças.
A testemunha afirmou ainda que "foi diversas vezes enviada a lugares que não na empresa, inclusive na Receita Federal de Florianópolis, para levar pacotes ou malas contendo dinheiro". "Sempre acompanhada de um policial civil, na função de segurança."
A ex-gerente afirmou ter sido ameaçada. "Devido a questionamentos referentes a pagamentos em espécie a pessoas que não faziam parte da folha de pagamento de funcionários ou fornecedores, fui advertida a ficar calada, como continuei a questionar, passei a ser ameaçada de morte."
Lavanderia – Com base nas revelações da testemunha e com apoio da Receita Federal, a Lava Jato chegou às empresas usadas para "disfarçar os pagamentos" de propina com "notas fiscais frias": RPK Comercial Eireli- ME, Transportadora Cedense Ltda., Linkcom Comercial Ltda., Metalsinter Indústria e Comércio de Filtros e Sintetizados Ltda., RTN - Consultoria e Representações, MTX Equipamentos, PL Costa Serviços Administrativos Ltda. e AFB Sistemas Ambientais e Informática Ltda - ME.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A INDICAÇÃO DE ALDEMIR BENDINE PARA O COMANDO DA P...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A INDICAÇÃO DE ALDEMIR BENDINE PARA O COMANDO DA P...: PRESIDENTE DILMA VIRA O JOGO NA PETROBRAS. A indicação de Aldemir Bendine para o comando da Petrobras é mais do que uma surpresa. O a...

A INDICAÇÃO DE ALDEMIR BENDINE PARA O COMANDO DA PETROBRAS É MAIS DO QUE UMA SURPRESA.



PRESIDENTE DILMA VIRA O JOGO NA PETROBRAS.

A indicação de Aldemir Bendine para o comando da Petrobras é mais do que uma surpresa.

O atual chefe do BB representa linha de resistência diante da escalada de forças privatistas para tomar de assalto a estatal do petróleo.
O mercado estava assanhado, afinal, para fincar cabeça-de-ponte na principal companhia brasileira.
A pressão corporativa e de mídia assumiu, nos últimos dias, dimensões de chantagem contra a presidente Dilma Rousseff.
Se não encontrasse uma solução à la Joaquim Levy para a empresa, iria arder no mármore do inferno.
Muitos apostaram que Dilma bateria novamente a mão no tatame, entregando mais uma trincheira estratégica do Estado para operadores do capital, no afã de relaxar o crescente cerco sobre o governo.
Quem assim o previu, agora morde a língua. Incluindo o modesto signatário desse blog.
A nomeação de Bendine constitui resposta ousada. Apesar de não ser quadro do PT ou da esquerda, com carreira inteiramente construída no Banco do Brasil, é aliado inquestionável do processo de mudanças iniciado em 2003.
Escolhido para dirigir a instituição financeira a partir de 2009, foi peça chave na política de enfrentamento da crise econômica, liderando estratégia agressiva para reduzir juros e expandir crédito, um dos pilares das medidas anticíclicas destinadas a impedir o encolhimento da produção e consumo internos.
Sob sua batuta, o Banco do Brasil ajudou a ampliar a participação dos bancos públicos, forçando grupos privados a reduzirem momentaneamente seusspreads (diferença de juros pagos aos investidores e cobrados dos credores), raridade em nossa história monetária.
Bendine foi uma das vedetes de 2012, marcado pela aposta em reduzir os juros pagos pelo Estado aos fundos financeiros – a taxa básica, descontada a inflação, que havia sido de 4,5% no ano anterior, caiu para 1,41%.
Este avanço foi parcialmente anulado a partir de 2013, quando o governo se julgou sem forças para continuar a batalha deflagrada contra o rentismo e o Banco Central voltou a elevar fortemente a taxa Selic.
O Banco do Brasil perde, então, parte de seu protagonismo, mas tal resultado não pode ser atribuído à gestão do futuro presidente da Petrobras.
Apesar do recuo, Bendine continuou a ser hostilizado pelos setores da imprensa que se conectam à banca privada e haviam desempenhado função de vanguarda na disputa contra a orientação vigente em 2012.
Ainda que não sejam conhecidas publicamente suas posições sobre regime de partilha e política de conteúdo nacional, por exemplo, seria difícil imaginar que venha a ser capturado por interesses de grupos privatistas.
Além do mais, conhece bastante bem a empresa que irá assumir e apresenta inegável expertise no tratamento de imbróglios financeiros, como é o caso.
Sindicatos dos bancários reclamam de sua mão de ferro em embates e negociações salariais, mas é obrigatório reconhecer que os laços de lealdade e identidade de Bendine se entrelaçam com o campo progressista.
Não é à toa que as ações da Petrobras despencaram após a divulgação de seu nome como presidente da empresa.
O mercado precificou o tamanho de sua frustração diante da decisão firme e inesperada da presidente Dilma Rousseff.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A CBF JÁ DETERMINOU O REGULAMENTO DA COPA DO NORDE...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A CBF JÁ DETERMINOU O REGULAMENTO DA COPA DO NORDE...: Futebol A CBF JÁ DETERMINOU O REGULAMENTO DA COPA DO NORDESTE. Veja o Regulamento no link abaixo. Se não funcionar copie e co...

A CBF JÁ DETERMINOU O REGULAMENTO DA COPA DO NORDESTE.

Futebol
A CBF JÁ DETERMINOU O REGULAMENTO DA COPA DO NORDESTE.

Veja o Regulamento no link abaixo.
Se não funcionar copie e cole no seu navegador. 

Regulamento da Copa do Nordeste/2015

A CBF também divulgou o Regulamento Específico da Copa do Nordeste da próxima temporada. O campeão terá vaga assegurada na Copa Sul-Americana de 2015.
Clique AQUI e veja o regulamento da competição.






JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: CUNHA PTE. DA CÂMARA DOS DEPUTADOS LÊ ATO DA CRIAÇ...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: CUNHA PTE. DA CÂMARA DOS DEPUTADOS LÊ ATO DA CRIAÇ...: Cunha lê ato de criação de nova CPI da Petrobras na Câmara. Presidente da Casa já havia autorizado o funcionamento da comissão.   Pas...

CUNHA PTE. DA CÂMARA DOS DEPUTADOS LÊ ATO DA CRIAÇÃO DA NOVA CPI DA PETROBRAS.

Cunha lê ato de criação de nova CPI da Petrobras na Câmara.

Presidente da Casa já havia autorizado o funcionamento da comissão. 
Passo seguinte será a indicação dos integrantes pelos partidos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), autorizou nesta quinta-feira (5) a criação de uma nova CPI da Petrobras e leu o ato de criação no plenário.

Agora, o passo seguinte para a CPI começar a funcionar será a indicação dos membros pelos partidos. A próxima etapa será o agendamento da sessão de instalação do colegiado. Os trabalhos devem começar depois do carnaval.
No total, 182 deputados assinaram o requerimento de criação, incluindo 52 da base governista. Para a comissão ser viabilizada, são necessárias 171 assinaturas.
A distribuição dos cargos na comissão é feita de forma proporcional às bancadas dos partidos. Por isso, PT e PMDB, que possuem a maior quantidade de deputados, devem ficar com presidência e relatoria.

Cargos
O presidente da Câmara disse que caberá ao PMDB, por pertencer ao maior bloco parlamentar na Casa e ser a maior sigla dentro do bloco, decidir que cargos ocupará na CPI.

Ele ponderou que “provavelmente” o partido deverá ficar tanto com a presidência quanto com a relatoria da comissão, mas que isso será definido em acordo político conduzido pela liderança da bancada.
A articulação do PMDB deverá bater de frente com o PT, que argumenta ser seu o direito de indicar a relatoria ou a presidência do colegiado por ter a maior bancada da Casa. 
Na quarta-feira (4), o líder do PT, Sibá Machado (AC), afirmou existir um acordo, em vigor há anos, que considera o tamanho das bancadas e não os blocos para a definição de vagas em comissões parlamentares de inquérito.
“A maior bancada da Câmara fica com uma das duas funções. A maior bancada reivindica relatoria ou presidência. É direito nosso e vamos reivindicar. Ainda não definimos qual das duas vamos querer”, disse.
Funcionamento da CPI
O prazo de funcionamento do colegiado é de 120 dias, prorrogável por mais 60. A CPI tem poderes de investigação equiparados aos das autoridades judiciais, como determinar diligências, ouvir indiciados, inquirir testemunhas, requisitar de órgãos e entidades da administração pública informações e documentos, tomar depoimentos de autoridades federais, estaduais e municipais, bem como requisitar os serviços policiais.

O ato lido pelo presidente da Casa esclarece que a comissão é destinada para investigar “a prática de atos ilícitos e irregulares” na estatal entre os anos de 2005 e 2015, relacionados a “superfaturamento e gestão temerária na construção de refinarias do Brasil”.
O documento autoriza ainda que os deputados apurem a “constituição de empresas subsidiárias e sociedades de propósito específico (...) para a prática de atos ilícitos”, além do “superfaturamento e gestão temerária na construção e afretamento de navios de transporte, navios-plataforma e navios-sonda” e de “irregularidades na operação da companhia Sete Brasil e na venda de ativos da Petrobras na África.
Reação dos governistas
Em reação à decisão de Cunha, desafeto do Palácio do Planalto, o PT mobilizou a base aliada para apresentar outros pedidos de CPIs. Pelo regimento, apenas cinco comissões podem funcionar simultaneamente. A estratégia era que outros pedidos entrassem na frente da CPI da Petrobras, mas não deu certo.

Em plenário, Cunha disse que ainda não havia analisado os demais pedidos, por isso estava criando apenas a comissão sobre a pPetrobras. Aguardam na fila requerimentos para instalar comissões sobre pesquisas eleitorais (apresentado pelo PP), planos de saúde (a pedido do PSOL) e outros três apresentados por petistas: um para investigar a violência no país, outro para apurar especificamente a violência contra jovens negros e um terceiro requerimento para instalar uma comissão para investigar o sistema carcerário.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA 2ª FASE DOS G...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA 2ª FASE DOS G...: "A noite vai ser boa. De tudo vai rolar...". O pós-jogo da vitória do São Paulo por 4 a 2 sobre o Capivariano será embalado...

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO PAULISTA 2ª FASE DOS GRUPOS 1, 2, 3 E 4



"A noite vai ser boa. De tudo vai rolar...". O pós-jogo da vitória do São Paulo por 4 a 2 sobre o Capivariano será embalado pelo hit dos anos 80. Ao menos para Alexandre Pato e Fiorella Mattheis. Com direito a coraçõezinhos e olhares apaixonados, o casal deixou o Pacaembu mais bonito nesta quarta-feira. Ela pelo sorriso encantador e os belos fios louros de cabelo. Ele pelas tabelas e três gols, fruto do entrosamento com Maicon, Michel Bastos, Ganso e Alan Kardec.
Alexandre Pato gol São Paulo x Capivariano (Foto: Thiago Bernardes / Ag. Estado)Alexandre Pato manda beijos pra namorada após um de seus três gols (Foto: Thiago Bernardes / Ag. Estado)
Foi muito fácil. O Tricolor fez quatro (três de Pato e um de Kardec), teve outros três anulados, um deles uma pintura de Ganso, e perdeu uma dezena de boas oportunidades. Ainda sofreu dois: um belo gol de Willian Favoni e outro de Everton Dias, em lance que sua defesa só olhou.
A cada lance de perigo, o Capivariano recuava suas linhas e deixava que o meio-campo do São Paulo trocasse passes com liberdade. No primeiro tempo, mérito na construção dos gols para Ganso, Michel Bastos e Maicon, alvo de inexplicáveis vaias no segundo tempo, compensadas pelo aplauso de boa parte dos torcedores.
Em paz, Pato só mandou corações, beijos e sorrisos, retribuídos imediatamente pela namorada pé-quente.
- Sei como ele é esforçado. Acho que dou sorte. Ele sempre me promete gols - disse Fiorella.
Muricy Ramalho até demorou para mexer. Fez só com 31 minutos do segundo tempo e, que luxo, colocou Luis Fabiano, poupado, no lugar do artilheiro. Cafu também substituiu Alan Kardec. O jogo se arrastou até o fim. Já que o início do Paulistão tem servido como extensão da pré-temporada, o São Paulo teve mais um bom teste pela frente.



JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: O RN TEM 2 DEPUTADOS QUE ESTÁ NA LISTA DOS QUE AS...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: O RN TEM 2 DEPUTADOS QUE ESTÁ NA LISTA DOS QUE AS...: Saiba quem assinou requerimento pela CPI da Petrobras Bancada do PT se recusou a endossar a criação de uma nova CPI na Câmara e ainda ten...

O RN TEM 2 DEPUTADOS QUE ESTÁ NA LISTA DOS QUE ASSINARAM PARA ABERTURA DA CPI DA PETROBRÁS - ROGERIO MARINHO E FELIPE MAIA.

Saiba quem assinou requerimento pela CPI da Petrobras

Bancada do PT se recusou a endossar a criação de uma nova CPI na Câmara e ainda tentou impedir a articulação. Veja a lista de parlamentares que assinaram

Marcela Mattos, de Brasília
Plenário da Câmara dos Deputados durante solenidade de posse da Presidente da República, Dilma Rousseff - 01/01/2015
Plenário da Câmara dos Deputados durante solenidade de posse da Presidente da República, Dilma Rousseff - 01/01/2015     (Waldemir Barreto/Ag. Senado)
A criação de uma nova CPI da Petrobras recebeu o apoio de dezessete partidos na Câmara dos Deputados, entre eles oito da base do governo. Como esperado, o PT voltou a se recusar a apoiar a instalação de uma comissão específica para apurar o megaesquema de corrupção e pagamento de propina com recursos da estatal. Até o momento, 182 assinaturas foram validadas e falta apenas um trâmite protocolar – a leitura do requerimento em plenário – para que o Congresso volte a investigar o propinotudo na Petrobras.
Além de não apoiar a CPI, o PT tentou impedir a criação de uma nova investigação sobre a Petrobras, conforme relataram parlamentares. Segundo os deputados, o partido tentou apresentar uma lista com diversos pedidos de CPI e, dessa forma, ultrapassar o limite de cinco comissões simultâneas em funcionamento, como determina o Regimento da Casa. Essa manobra fez os oposicionistas se apressarem para apresentar o protocolo às 22h30 de terça-feira.

VEJA

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A NOVA DIRETORIA DA PETROBRÁS JÁ SE ENVOLVEU COM E...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A NOVA DIRETORIA DA PETROBRÁS JÁ SE ENVOLVEU COM E...: BRASÍLIA e RIO - A Petrobras confirmou na tarde desta sexta-feira o nome de Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras. O Consel...

A NOVA DIRETORIA DA PETROBRÁS JÁ SE ENVOLVEU COM ESCLANDALOS FINANCEIROS - SEIS POR MEIA DUZIA.

BRASÍLIA e RIO - A Petrobras confirmou na tarde desta sexta-feira o nome de Aldemir Bendine para a presidência da Petrobras.
O Conselho de Administração também elegeu Ivan de Souza Monteiro como Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa. 
Ivan Monteiro era Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de Presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão.

A substituto de de Maria das Graças Foster foi escolhido em reunião do conselho de administração da estatal que ocorreu em São Paulo para bater o martelo sobre a escolha. O governo prometeu ao executivo autonomia para formar a nova diretoria da empresa.
DIRETORIA INTERINA TEM PERFIL TÉCNICO

O conselho também nomeou outros quatro diretores, mas interinamente, segundo o fato relevante divulgado pela companhia. Para o lugar de José Formigli, no cargo de diretor de Exploração e Produção, foi eleita Solange da Silva Guedes, atual Gerente Executiva de Exploração e Produção Corporativa. 

Solange Guedes é Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.

Para a diretoria de Abastecimento, foi eleito Jorge Celestino Ramos, atual Gerente Executivo de Logística do Abastecimento. Ele assume no lugar de José Cosenza. 

Jorge Celestino é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ.

Para a área de Gás e Energia, foi eleito Hugo Repsold Júnior, a atual Gerente Executivo de Gás e Energia Corporativo. Ele assume no lugar de Alcides Santoro. Hugo Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em 

Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe / PPE / UFRJ).


Para a diretoria de Engenharia, foi eleito Roberto Moro, atual Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos. Ele assume no lugar de José Antônio de 
Figueiredo. Roberto Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos.



MERCADO REAGE MAL

O mercado financeiro reagiu mal à escolha de Bendine para assumir a estatal. As ações da Petrobras já caíram 7%. 

O desempenho da estatal puxa para baixo a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). O índice de referência Ibovespa recua 1,57%, aos 48.461 pontos.

Bendine foi alçado ao Banco do Brasil em 2009 pelo então presidente Lula, de quem é próximo. Funcionário de carreira, antes de assumir o comando do Banco do Brasil ele foi vice-presidente de Cartões e Novos Negócios de Varejo da instituição. Bendine era também apontado como o próximo presidente do BNDES no lugar de Luciano Coutinho. Em novembro de 2014 ele foi convidado para assumir o cargo pela própria presidente Dilma Rousseff.

Com a ida de Bendine para a Petrobras, Alexandre Abreu, que é vice-presidente de Varejo do Banco do Brasil, assumirá a presidência do órgão.

CENTRO DE POLÊMICAS

O novo presidente da Petrobras, no entanto, foi alvo de pelo menos três polêmicas no fim do ano passado. Ele foi acusado de favorecimento à socialite Val Marchiori por meio de empréstimos concedidos pelo BB e pelo BNDES

Segundo o banco, não houve irregularidade, e a socialite tem pago o empréstimo. Além desta denúncia, o ex-motorista de Bendine relatou ao Ministério Público Federal ter feito diversos pagamentos em dinheiro vivo a mando do chefe. 

Em agosto do ano passado, o novo presidente da Petrobras arcou ainda com uma multa de R$ 122 mil à Receita Federal após autuação por não comprovar a procedência de aproximadamente R$ 280 mil informados na sua prestação de contas ao Fisco.

Após o escândalo ele chegou a colocar o cargo à disposição. O anúncio oficial de sua saída, porém, que só viria depois da escolha do novo ministro da Fazenda, acabou sendo adiada. Joaquim Levy substituiu Guido Mantega e o executivo continuou na presidência do banco, mas estava afastado de várias atividades da instituição, já numa transição interna para a sua saída.

PREOCUPAÇÃO COM A LAVA-JATO

Na quinta-feira, durante reuniões entre a presidente Dilma Rousseff e ministros, a preocupação era o futuro das investigações da Operação Lava-Jato. Esse tema entrou no processo de escolha do novo presidente da Petrobras. 

Uma ala do governo passou a defender que o sucessor de Graça Foster não atendesse apenas ao mercado, mas que fosse também leal ao PT o suficiente para manter uma certa blindagem à presidente e ao partido.

O anúncio do novo nome veio depois que cinco dos sete diretores atuais e Graça Foster deixam os seus cargos. A renúncia da equipe foi comunicada na última quarta-feira pela estatal ao mercado em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além de Graça, renunciam o diretor de Exploração e Produção, José Formigli, o da área Financeira, Almir Barbassa, o de Abastecimento, José Carlos Cosenza, o de Gás e Energia, Alcides Santoro, e o de Engenharia, José Figueiredo.

O diretor Corporativo, José Eduardo Dutra, ex-presidente da Petrobras e ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), permanece no cargo, assim como o novo diretor de Governança, João Adalberto Elek. Dutra está afastado em licença médica.



© 1996 - 2015. 


Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: VEJA O PERCENTUAL DE DIVISÃO DAS PROPINAS DA PETRO...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: VEJA O PERCENTUAL DE DIVISÃO DAS PROPINAS DA PETRO...: Planilha de Barusco detalha percentual desviado de cada obra na Petrobras Onze operadores comandaram o pagamento de propinas desviadas ...

VEJA O PERCENTUAL DE DIVISÃO DAS PROPINAS DA PETROBRÁS

Planilha de Barusco detalha percentual desviado de cada obra na Petrobras

Onze operadores comandaram o pagamento de propinas desviadas de 87 obras da estatal

POR 

© 1996 - 2015. 

Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 


SÃO PAULO — Onze operadores citados em uma planilha do ex-gerente executivo da Petrobras Pedro Barusco atuaram em 87 obras da estatal que somaram R$ 47 bilhões no Brasil e US$ 11 bilhões em contratos no exterior. 

Em depoimento ao Ministério Público, Barusco disse propinas entre 1% e 2% dos valores dos contratos firmados entre 2003 e 2010 na Petrobras eram divididos entre partidos e dirigentes da estatal. (VEJA A PLANILHA COMPLETA)

Um dos principais nomes dentro do esquema é o do consultor Mário Goes, que, segundo Barusco, atuou como operador das empresas UTC, MPE, OAS, Mendes Júnior, Andrade Gutierrez, Schahin, Carioca e Bueno Engenharia para viabilizar o pagamento de propinas relativas a contratos entre 2004 e 2013. 

O delator disse que Mário Goes, seu amigo há 15 anos, tem uma empresa chamada Rio Marines há pelo menos 20 anos e é engenheiro naval.
Segundo Barusco, o engenheiro era a figura responsável pelo pagamento regular de propinas em nome de várias construtoras no Brasil e no exterior. Em muitos casos, os pagamentos era feitos em dinheiro vivo. 

Normalmente, os pagamentos a Barusco eram feitos na casa de Goes, na Estrada das Canoas, em São Conrado. O ex-gerente da Petrobras disse que cada pagamento variava entre R$ 300 mil e R$ 400 mil.

Policial já havia citado Mario Goes

O policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o Careca, que transportava dinheiro do doleiro Alberto Youssef, já havia citado um homem chamado Mário, a localização da casa dele, mas não indicou o sobrenome do consultor.

No depoimento, o policial diz: “Levei dinheiro do Youssef para uma pessoa chamada Mário, que trabalha com navios off-shore. Entreguei para ele no escritório, próximo à UTC, e na casa dele, em São Conrado. 

Passando pela Rocinha, antes de sair de São Conrado, pega à direita na padaria. É um condomínio que fica à esquerda, na casa 2. Fui lá umas duas vezes”. Até a noite de ontem, a PF não havia divulgado contra quem era o mandado de prisão preventiva no Rio.

Na planilha, é possível identificar quem em cada empresa ficou responsável por negociar o esquema de corrupção com os dirigentes da Petrobras. Parte das pessoas citadas está presa na carceragem da PF em Curitiba desde novembro. A planilha detalha o percentual de propina em cada obra, e a quem o dinheiro foi destinado.



© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.