sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: HISTÓRIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RJ - MUITO INTER...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: HISTÓRIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RJ - MUITO INTER...: Escolas de Samba História Carnaval foi comemorado no Brasil e no Rio de Janeiro, durante séculos, mas as escolas de samba eram a...

HISTÓRIAS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RJ - MUITO INTERESSANTE.




Escolas de Samba

História

Carnaval foi comemorado no Brasil e no Rio de Janeiro, durante séculos, mas as escolas de samba eram apenas a primeira inaugurada em Rio Carnaval em 1920.

No final do século 19, imigrantes da Bahia trouxeram consigo a tradição de jogar candomblé e dança uma dança baiana chamado de samba. Nas favelas do centro do Rio, um lugar conhecido como "Pequena África", que estabeleceu um número de casas religiosas dedicados a cerimônias religiosas, onde eles tocaram e dançaram as formas iniciais de samba.
Rio Escolas de Samba
No entanto Africano religiões eram ilegais em um Brasil predominantemente católica. Estas raizes do samba permaneceu invisível para a elite branca por um longo tempo.

Desfilando estrutura as escolas de samba "provém de grupos desfilando durante o Carnaval no século 19. Mesmo neste momento eles já tinham incluído; Comissão da velha guarda, um tema escolhido, carros alegóricos e o casal de bandeira do rolamento, os quais são partes essenciais das escolas de samba de hoje.

O primeiro grupo a chamar-se uma escola de samba era um grupo conhecido como Deixa Falar , que veio do bairro do Estácio, na colina acima Praça Onze, considerada o berço do samba. Eles chamavam a si mesmos escola de samba , porque eles se encontraram na porta ao lado de uma escola infantil local.

Deixa Falar e Mangueira foram ambas fundadas no final da década de 1920, Deixa Falar primeiro, em 1926, e Mangueira, logo depois, em 1928. Deixa Falar foi dissolvida e, posteriormente, inaugurada como Estácio de Sá. Mangueira é a mais antiga escola de samba existentes, no entanto, não foi o primeiro.
Escola de Samba
Deixa Falar desfilou pela primeira vez na Praça Onze, em 1929. Em 1930 já havia cinco escolas desfilando incluindo Mangueira e Vai Como Pode, mais tarde conhecida como Portela. O desfile das escolas de samba tornou-se um concurso, que ganhou Deixa Falar em 1930 e 1931. Em 1932 havia 19 escolas desfilando. Em 1933 o desfile passou a ser patrocinado pelo maior grupo de mídia brasileiro 'O Globo'. Eles estabeleceram uma lista de quatro critérios de avaliação para os juízes.
Escola de Samba - Desfile
Muitas das escolas do Rio de Janeiro samba eram originalmente parte de um clube de futebol na área onde foram fundadas, como a Porto da Pedra.

No últimos anos Rio Branco, a rua principal centro financeiro, tornou-se o principal local para as bandas de carnaval e grupos para desfilar no fim de semana de carnaval. Embora existam desfiles em quase todas as partes da cidade naquela época. A rua fica repleta de grupos de foliões a partir de meio da tarde para a madrugada do dia seguinte (a partir do final da rua Cinelândia). 

Você também pode encontrar bandas de rua muitos ao redor Lapa , durante todo o Carnaval.
Carro Alegorico - Desfile

Motivos de trabalho

De acordo com suas duas funções, as escolas de samba do Rio têm geralmente dois locais físicos.
  • as quadras de samba, funcionam como clubes de dança enorme para todos os tipos de pessoas (jovens e idosos) tocando música ao vivo por bandas de samba das escolas de percussão. Você também vai encontrar o centro das escolas principais administrativo e presidente nesses locais
  • as unidades de produção são o lugar onde os carros alegóricos e alguns dos trajes são produzidos. Desde 2005, todas as escolas de samba do Rio princípio no Grupo Especial têm suas instalações de produção no mesmo local, chamado de Cidade do Samba. Está aberto a todos os visitantes.
Carro Allegórico no SambódromoAs escolas de samba representam o espírito de comunidade de um bairro, que é geralmente uma determinada favela (favela). Eles trazem um senso de comunidade e de pertença. As escolas têm um impacto enorme em seus bairros. Eles são os melhores entidades organizadas nas favelas, com milhares de pessoas se juntar ensaios, as noites de samba e preparativos do carnaval. Elas são muitas vezes politicamente envolvidos, também. Eles são peças absolutamente essencial da vida do Rio de Janeiro e da cultura. 

Todos do Rio realmente suporta as equipas de futebol e as escolas de samba.
Não pense das escolas de samba como faculdades onde eles te ensinar a dançar samba. 

Eles não são instituições de ensino como seu nome sugere e não oferecem aulas de samba. No entanto, você pode participar de qualquer de suas noites de samba e aprender a dançar apenas observando os outros. A origem do nome da escola de samba vem do fato de, como sugere a lenda, que os sambistas no início usado para ensaiar em um terreno baldio perto de um dos professores da faculdade. "Nós também ensinar! Aqui os alunos aprendem a respirar e viver o samba!"

Há mais de 70 escolas de samba do Rio de Janeiro e todos eles desfilam durante os 4 dias de Carnaval. Eles escolhem os temas, escrever músicas e letras, fazer fantasias e carros alegóricos e prática durante todo o ano para ter sucesso em seus desfiles. Eles estão sujeitos a uma hierarquia rígida e são organizados em seis ligas competitivas. 

Eles são do Grupo Especial, Grupo A, B, C, D e E. Os primeiros três grupos de desfile no Sambódromo . Todas as outras escolas de samba desfilam nas ruas e são livres para assistir e juntar-se dentro.
Desfile de Escolas de Samba
As maiores, mais espetaculares e levando 12 escolas são do Grupo Especial. Eles criam um concurso com 3.000-5.000 pessoas para competir na passarela do Samba no Sambódromo no Carnaval de domingo e segunda-feira. Ver a sua programação dos Desfiles 2015.

Cada ano uma escola de menor pontuação é rebaixado do Grupo Especial para Grupo da Série A (também chamado de Grupo A). 

Grupo A abrange as 10 escolas menos bem sucedido que também desfilam no Sambódromo, no Sábado de Carnaval. Inversamente a melhor escola do ano no Grupo A se junta ao Grupo Especial no ano seguinte.
Escola
A pior escola avaliada desfilando no Sambódromo pertencem ao Grupo Base (Grupo B), São menores e menos espetacular, cada escola com aproximadamente 1.500 participantes.

Cada escola de samba tem suas próprias cores distintas (de sua bandeira) e estilo do traje. O esquema de cores é refletida em muitas partes do desfile de uma escola.

As escolas levantar o dinheiro da venda de bilhetes para os seus noites de samba , transmissões de televisão e eventos de dança. Parte do dinheiro dado por membros e patrocínios vem de jogo ilegal. 

Eles são uma mistura verdadeira dos grandes negócios e muita diversão.
Quadras de Samba
Desfile de Carnaval
As escolas de samba oferecem noites de samba em seus salões de samba, eles estão abertos a qualquer um. Indo para um é a melhor maneira de fazer contato com o samba de verdade e aprender. 

As noites são totalmente informal e muito bem atendido, um pouco como um clube mega com pessoas de todas as idades, com muita dança e bebedeira.

Uma noite é definitivamente uma experiência a não perder e não será esquecido. Nestas noites de samba, a canção da escola de samba do ano é repetida uma e outra vez, para ser aprendido em preparação para o seu desfile de Carnaval.
Imperio Serrano - Escola
Você pode ir para a noite de samba de qualquer escola. Quatro das mais conhecidas: Mangueira, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Vila Isabel, estão localizadas próximo da Zona Sul e da Região Suburbana do Rio, e o preço de um táxi partindo da Zona Sul, é razoável.

Outras Quadras de Samba estão nos subúrbios distantes, mas não são um lugar para vagar sem alguém que sabe seu caminho de volta. Alguns deles estão muito longe, mesmo fora do Rio e pode ser bastante difícil.

Recomendamos ir a Mangueira, que tem o maior quadra, mais seguro e mais famoso, com muitos turistas e muita segurança (mesmo assim você pode ser um pouco intimidado, se não chocado, num primeiro momento). 

Uma nota de aviso - as salas de samba estão em áreas muito pobres, muitas vezes na fronteira das favelas por isso não vá flashy, vestido para baixo e não tem nada de muito valioso para você. No entanto vão!

As pessoas costumam chegar muito mais tarde do que o tempo anunciado de partida, geralmente bem depois da meia-noite. Pretende chegar a qualquer momento após 23:30. 

Vá de táxi (por razões de segurança). Haverá também uma abundância de táxis fora quando você está finalmente pronto para ir para casa.
Geralmente, há uma taxa de entrada entre R$ 15,00 e R$ 30,00

Viva o Carnaval e 

Apaixone-se por toda vida!

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO DE 2015 - DEVERÁ SER O ...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO DE 2015 - DEVERÁ SER O ...: Rio Carnaval O Guia de Carnaval do Rio de Janeiro Neste site você encontra todas as informações sobre o Carnaval do ...

CARNAVAL DO RIO DE JANEIRO DE 2015 - DEVERÁ SER O MELHOR


















Rio Carnaval

O Guia de Carnaval do Rio de Janeiro

Neste site você encontra todas as informações sobre o Carnaval do Rio de Janeiro. Saiba aqui todos os eventos de 2015, localização, datas e horários, e ahistória do Carnaval do Rio. Também encontrará instruções de como comprar ingressosfantasias para o Desfile e informações diversas sobre o Sambódromo. No nosso site você pode reservar o seu hotel para o Carnaval; antes, durante ou depois do evento. Também disponibilizamos de pacotes completos para assistir o Carnaval do Rio nas arquibancadas, frisas, cadeiras de pista e camarotes; fantasias para desfilar nas escolas de samba e tours.
Apesar do Carnaval ser comemorado em cidades e vilas por todo o Brasil e outros países católicos, o Rio de Janeiro é considerado a capital mundial do Carnaval. OCarnaval do Rio não é apenas o maior Carnaval do mundo, mas também  um ponto de referência contra o qual todos os outros são comparados. O Carnaval é um dos mais interessantes eventos artísticos do Planeta. Quase todo mundo já ouviu falar do Carnaval carioca. Além de receber turistas de todos os estados brasileiros, o Rio também recebe milhares de visitantes estrangeiros que soma cerca de 500 mil por ano.
PASSE O MOUSE SOBRE A IMAGEM PARA VER O SAMBÓDROMO EM 360º
O Carnaval é uma grande festa de 4 dias de duração, que ocorre 40 dias antes da Páscoa. Ela começa oficialmente no sábado e termina na terça-feira gorda com o início da Quaresma na quarta-feira de cinzas, após o que se supõe que todos se abstenham de todos os prazeres corporais. O Carnaval com todos os seus excessos, celebrado como um acontecimento profano, pode ser considerado um ato de despedida aos prazeres da carne. Isso geralmente acontece em fevereiro, o mês mais quente no hemisfério sul, quando o verão do Rio está em seu pico.
Há celebrações de carnaval em praticamente todos os cantos do Brasil, sendo os mais conhecidos em Recife, juntamente com a vizinha Olinda e Salvador. Mas o Carnaval maior e mais famoso é, sem dúvida, o Carnaval no Rio de Janeiro.
Leia todos os detalhes do Carnaval do Rio de Janeiro: calendário, programação, eventos e locais com recomendações, horários e explicações sobre os diferentes ingressos e pacotes.
O elemento mais forte do Carnaval do Rio é que ele não apenas oferece entretenimento para muitas pessoas ao redor do mundo, mas também dá oportunidade de aprender sobre a verdadeira cultura brasileira.
É um evento onde as pessoas dançam, cantam, fazem festa e se divertem muito. Há muitas festas que acontecem antes, durante e depois do carnaval, a noite toda e durante todo o dia.
O Carnaval é o resultado de meses de preparação. Ele começa com a coroação do Rei Momo, que é apresentado com uma placa de prata  e a chave de ouro da cidade dada pelo prefeito.
 Começa oficialmente então o Carnaval em todo o lugar, nas ruas, praças, bares e clubes, dominando toda a cidade do Rio de Janeiro e culminando no Desfile de Carnaval no Sambódromo, conhecido também como Sapucaí.
Para vir ao Carnaval do Rio, é necessário uma organização prévia. Você não só deve reservar seu vôo e hotel antecipadamente, mas comprar o seu ingresso para o Carnaval do Rio também.
Verifique o calendário de eventos do Carnaval do Rio e escolha os eventos que você pretende assistir e participar.
Saiba quando e como comprar seus ingressos.
Reserve seu Hotel com antecedência e escolha sua fantasia para o desfile. 
Carnaval do Rio de Janeiro
Carnaval do Rio
PROGRAMAÇÃO
INGRESSOS PARA OS BAILES
INGRESSOS PARA OS DESFILES
 
Participe!
Divirta-se no Carnaval do Rio!
Junte-se às festas de rua, siga os blocos, misture-se com a multidão e desfile numa escola de samba!
Carnaval no Rio de Janeiro

Ingredientes do Carnaval do Rio

Os grupos mais envolvidos no Carnaval carioca estão nas comunidades mais pobres, ou seja, nas favelas. No entanto, não importa qual seja a situação dos moradores das favelas, eles participam das festividades e eles literalmente fazem o Carnaval do Rio de Janeiro. O Carnaval realmente significa muito para o carioca em geral. É uma época em que todos saem para se divertir e ter tanta diversão quanto podem. E você vai ver, se divertem de fato.
Moradores das favelas são geralmente os membros de um local da escola de samba e estão profundamente envolvidos com o desempenho e os costumes de seus grupos. Carnaval e samba são as suas paixões, ao lado do futebol.
Gays e drag queens vêm ajudar e tornam-se muito envolvidos no Carnaval carioca. Para muitos, este é um momento para união e diversão em geral. O Brasil hoje é uma das sociedades mais tolerantes da América do Sul. Temas como sexualidade e fronteiras sociais desaparecem, e muitos dos desfilantes se travestem de mulher.
Podem tentar organizá-lo, glamorizar, televisionar, e até mesmo industrializar, mas o carnaval do Rio é algo que vem do fundo da alma dos amantes da diversão do povo carioca. Ele não depende de qualquer autoridade ou patrocínio para acontecer. O Carnaval nas ruas é uma prova viva dessa paixão. É grátis e todos são convidados a participar!
Hotel Copacabana Palace Baile de Carnaval

Hotéis durante o Carnaval do Rio

Reserve o seu hotel e/ou pacote conosco. Você realmente deve reservar o seu hotel para o Carnaval do Rio com bastante antecedência. Os melhores hotéis, são reservados cedo, por isso é uma boa ideia fazer uma reserva de pelo menos 3 ou 4 meses de antecedência.

Onde Ficar

A chamada Zona Sul é de longe o lugar mais agradável para sua estadia no Rio de Janeiro. À beira-mar é a parte mais turística da cidade. Copacabana e Ipanema juntos formam um grande palco que oferece um carnaval que acontece em cada esquina.

A RIO-CARNIVAL.net oferece uma enorme variedade de apartamentos em mais de 50 hotéis, de 3-5 estrelas, à beira-mar ou a apenas alguns quarteirões da praia, a fim de garantir aos frequentadores da nossa festa o melhor preço na internet. Consulte nossas opções de Hotéis.
Rio de Janeiro Carnaval

História do Carnaval do Rio

As raízes do Carnaval remontam a antigos romanos e os gregos que celebravam os ritos da primavera. Em toda a Europa, incluindo França, Espanha e Portugal, as pessoas anualmente davam graças em festas, usando máscaras e dançando nas ruas. Tais tradições foram levadas para o Novo Mundo.
Os portugueses foram os primeiros a trazer o conceito de "festa ou carnaval” ao Rio por volta de 1850. A prática de realizar bailes e festas à fantasia foi importada pela burguesia da cidade de Paris. No entanto, no Brasil, as tradições logo se tornaram diferentes. Com o tempo, elas adquiriram elementos únicos decorrentes dos africanos e culturas ameríndias.
Grupos de pessoas costumavam desfilar pelas ruas tocando música e dançando. Era normal que os aristocratas durante o Carnaval se vestissem como pessoas comuns, os homens vestidos de mulheres, e os pobres vestirem-se como príncipes e princesas - papéis sociais e diferenças de classe eram esquecidos, uma vez por ano, mas somente para a duração do festival.
O Povo costumava tumultuar o Carnaval, até que o mesmo foi aceito pelo governo como uma expressão da cultura. Os escravos negros se tornaram ativamente envolvidos nas comemorações. Eles foram capazes de ser livres por três dias. Hoje em dia as favelas (majoritariamente comunidades negras ainda são a maioria dos grupos envolvidos em todos os preparativos do carnaval e são aquelas para os quais o Carnaval do Rio tem mais significado).
Por volta do  final do século XVIII as festividades foram enriquecidas por competições. As pessoas não apenas se vestiam com fantasias, mas também realizavam um desfile acompanhados por uma orquestra de cordas, tambores e outros instrumentos. Estas competições tornaram-se cada vez mais organizadas, tornando-se as principais atrações do Carnaval no Rio de Janeiro.
Historia de Carnaval
Até o início do século XX o carnaval de rua no Rio de Janeiro era musicalmente um tema muito euro centrado - Polkas, valsas, mazurcas e 'escocês'. Enquanto isso, a classe operária emergente (composta principalmente de afro-brasileiros, juntamente com alguns ciganos, judeus russos, poloneses, etc.) desenvolveram a sua própria música e ritmo. Essas pessoas viviam principalmente na parte central do Rio, em uma terra que os ricos não queriam - sobre as colinas e pântanos atrás dos estaleiros - uma área que veio a ser conhecida como "Pequena África", agora reconhecida como o berço do samba.
Os desfiles foram interrompidos durante a II Guerra Mundial e começaram de novo em 1947. Até então, a principal competição teve lugar no centro, na  Avenida Rio Branco.
O Carnaval teve um longo caminho desde que foi trazido para o Rio, tendo se tornado um dos maiores eventos do mundo. Um dos mais recentes desenvolvimentos importantes foi que o maior desfile de samba do mundo foi levado para uma área especialmente construída para este fim, o Sambódromo!

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: DESFILE DE CARNAVAL DE SÃO PAULO COMEÇA NESTA SEXT...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: DESFILE DE CARNAVAL DE SÃO PAULO COMEÇA NESTA SEXT...: Desfiles do carnaval em SP começam nesta sexta; conheça os enredos. Sete escolas do Grupo Especial se apresentam ...

DESFILE DE CARNAVAL DE SÃO PAULO COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA.



















Desfiles do carnaval em SP começam nesta sexta; conheça os enredos.

Sete escolas do Grupo Especial se apresentam a partir das 23h15. Cada agremiação tem até 65 minutos para atravessar o Anhembi.


Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial paulistano começam nesta sexta-feira (13) no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo. Os portões serão abertos às 17h e a programação terá início às 23h15, com o desfile da escola de samba Mancha Verde.
Cada uma das 14 agremiações terá entre 55 e 65 minutos para percorrer toda a extensão da avenida. Além da Mancha, irão desfilar nesta sexta Acadêmicos do Tucuruvi, Tom Maior, Dragões da Real, Rosas de Ouro, Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde.
No sábado (14), será a vez de entrar na avenida Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Mocidade Alegre, Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Vai-Vai e X-9 Paulistana.
O Grupo de Acesso desfila no domingo (15), com mais oito apresentações: Tricolor Independente, Colorado do Brás, Unidos do Peruche, Camisa Verde, Imperador do Ipiranga, Morro da Casa Verde, Leandro de Itaquera e Pérola Negra. Diferente das agremiações do Grupo Especial, nesta categoria o tempo de desfile varia de 50 a 60 minutos.
Neste ano, os critérios de avaliação de escolas de samba de SP estão mais flexíveis; veja no vídeo acima.
Confira a seguir os enredos e a ficha técnica das sete primeiras agremiações que vão se apresentar nesta sexta:
Mancha Verde
Ficha Mancha Verde (Foto: Editoria de Arte/G1)
A escola levará para a avenida, a partir das 23h15 de sexta, o centenário do Palmeiras. Grandes ídolos do time alviverde serão homenageados. “Tem uma parte do samba enredo que fala de mim. Você parar de jogar e ter o carinho que eu tenho da torcida é uma coisa que me deixa sempre muito emocionado”, disse o goleiro Marcos, pentacampeão do mundo pela seleção.
A história do clube começou em 1914, quando imigrantes italianos radicados em São Paulo criaram o Palestra Itália. As conquistas, em pouco tempo, se tornam marca do clube. Com o início da Segunda Guerra Mundial, em 1942, porém, o time foi obrigado a mudar de nome. Como a Itália fazia parte do Eixo (com a Alemanha e o Japão), o Palestra tornou-se Palmeiras.
A mudança de nome não afetou o respeito que os torcedores e os adversários tinham pelo clube. Em 1965, o time inteiro do Palmeiras representou a seleção brasileira num jogo contra o Uruguai. Resultado da partida: 3 a 0 para o Brasil.
Esse episódio histórico estará presente no Anhembi. “A fantasia de canarinho representa o Palmeiras vestido de Brasil. Foi quando Palmeiras estava no seu auge e era considerado o melhor time do Brasil”, disse Troy Oliveri, carnavalesco da Mancha Verde.
Acadêmicos do Tucuruvi (Foto: Editoria de Arte/G1)
A escola da Zona Norte levará à avenida, a partir da 0h25 de sábado, as marchinhas que animavam (e ainda agitam) os bailes e blocos de rua carnavalescos. “É um enredo que a gente vai contar a história do carnaval, um resumo da história do carnaval em cinco caros alegóricos. E as marchinhas vão ser o ritmo que vai embalar todo este espetáculo”, disse o carnavalesco Wagner Santos.


Máscaras irão lembrar os bailes de salão. “É uma coisa glamourosa, faz parte do carnaval, sempre fez e acho que sempre vai fazer”, disse a atriz Maysa Magalhães, musa da Tucuruvi.
As alegorias vão relembrar a gênese das músicas carnavalescas, ocorrida no Rio, passando pelos salões, os blocos de rua e, finalmente, as atuais agremiações.
Compositores que criaram algumas das mais famosas marchinhas, como Chiquinha Gonzaga, também vão ser homenageadas. “Marchinha é o tempero do carnaval, né?”, disse o mestre-sala Renato Trindade.
Tom Maior (Foto: Editoria de Arte/G1)
No ano passado, a escola passou por um sufoco sem precedentes: um problema no carro abre-alas fez com que o desfile começasse 15 minutos atrasado. A correria e o estresse serviram de inspiração para o tema que a escola irá abordar neste ano, a partir da 1h35: a adrenalina.


“Nós abrimos com o próprio corpo humano recebendo essa descarga de adrenalina. É um carro todo colorido, com expressões faciais bem fortes”, disse o carnavalesco da Tom Maior, Mauro Quintaes. “Teremos cores bem fortes, como se fosse uma grande explosão.”
A escola depois irá focar na maneira como esse hormônio atua no amor, como as palpitações durante o primeiro beijo. A descarga de adrenalina em momentos de terror e de pânico será lembrada em um carro que, segundo a agremiação, contará com a maior escultura do carnaval deste ano.
A adrenalina está presente não só no desfile, mas principalmente na apuração das notas. “Quando aquele rapaz começa a abrir os envelopes e diz: ‘Tom Maior, nota 10’, aí eu explodo de adrenalina”, lembra o coordenador de alas da agremiação, Dielson Ferreira.
Dragões da Real (Foto: Editoria de Arte/G1)
A alegria do universo infantil vai invadir a avenida, a partir das 2h45 com a Dragões da Real. “Teremos fadas, teremos duendes, teremos bruxas, teremos bruxos, teremos o grande continente perdido, a Atlântida. Teremos várias coisas que as pessoas duvidam da sua existência”, disse o carnavalesco Flávio Campelo.
Com o enredo sobre o “acredite se quiser”, a agremiação tricolor vai incentivar a imaginação. “Nós traremos à tona e mostramos para as pessoas que tudo é possível. O imaginário é possível”, acrescentou o também carnavalesco Dione Leite.
Um dragão, símbolo da escola, ganha vida no enredo e convida um menino chamado Tomé a embarcar numa viagem. Parte dessa história se passa numa floresta encantada.
Crianças e adultos vão dividir o espaço na avenida. “Se você tiver imaginação, você vai onde quiser”, disse Paloma Barbosa, harmonia da escola. “Não importa se é criança ou se é adulto, imaginando você vai para onde quiser.”
Rosas de Ouro
Rosas de Ouro (Foto: Editoria de Arte/G1)
O mundo dos contos de fadas servirá de tema neste ano para a Rosas de Ouro. A agremiação será a quinta a entrar no Anhembi, às 3h44 de sábado.


“Vamos pegar as mensagens desses contos e usaremos de forma motivacional e, assim, fazer um grande espetáculo”, disse o carnavalesco Jorge Freitas. O tabuleiro da vida estará representado na comissão de frente.
Os demais carros vão representar um grande reino encantado, no qual cada componente é um personagem. “Eu me identifico muito com o Leão do Mágico de Oz”, disse Leandro Marciano da Silva, integrante da comissão de frente. “Ele não tem a coragem e, depois, descobre que a coragem está dentro dele. Então é mais ou menos o que acontece comigo: eu vou sair na comissão de frente e estou precisando de bastante coragem.”
A presidente da escola, Angelina Basílio, também incorporou o espírito do enredo e decidiu ir para a avenida vestida de fada-madrinha. “Vou cheia de coragem, sem medo, perseverante, para chegar à consagração.”
Águia de Ouro (Foto: Editoria de Arte/G1)
No fim da madrugada de sábado, a escola de samba vai entrar na avenida homenageando os japoneses e sua relação com o Brasil. “A Águia vem fazendo uma grande celebração de dois povos amigos, Brasil e Japão, 120 anos de união”, afirmou o carnavalesco Claudio Cebola.
A escola vai ressaltar o taiko, um tambor oriental típico. “É um instrumento de marcação, então tem tudo a ver com o samba”, afirmou o mestre Juca. Os integrantes da bateria irão fantasiados de tocadores de taiko. Além disso, ele vai ser homenageado em alegorias e até numa ala. “Vou tocar e sambar”, disse Mitsue, um dos músicos que irão desfilar.
A madrinha de bateria, a bela Miku Oguchi, por sinal, é japonesa. A jovem aprendeu a sambar no Japão. É lá que tem o maior carnaval fora do Brasil, o Asakusa. Que, é claro, vai ser homenageado pela Águia de Ouro. “Hoje o Japão tem escola de samba, tem sambista, passista, bateria, porta-bandeira, tocam cavaquinho, baixam música brasileira”, disse o carnavalesco Amarildo.
Em um carro a escola vai falar do fenômeno mundial dos mangás, que são histórias em quadrinhos feitas no país. Também vai abordar os robôs e a tecnologia de ponta, a fé e a superstição.
Nenê de Vila Matilde (Foto: Editoria de Arte/G1)
Última escola do primeiro dia do carnaval, a Nenê de Vila Matilde vai entrar na avenida já na manhã de sábado. A escola contará a história de Moçambique, país africano que, assim como o Brasil, foi colônia portuguesa.


Árvore-símbolo da África, o baobá será lembrado na avenida. “Para os africanos, não se faz nada se você não for ao pé do baobá”, disse Márcio Telles, diretor de harmonia. “A criança nasceu, você tem que leva-la ao pé do baobá. Vai casar? Vai ao pé do baobá. O pessoal joga moeda ao pé do baobá.”
A planta chegou ao Brasil com os escravos na época da colonização. Recife, capital de Pernambuco, é conhecida como coração da espécie no país. O gigante é considerado patrimônio histórico e cultural, e é impossível ficar indiferente diante dele.
O povo matildense se identificou muito com essa história”, disse o carnavalesco Pedro Alexandre. “Se você fizer um paralelo, Nenê de Vila Matilde e Moçambique têm tudo a ver. Aquela coisa de lutar pelos seus direitos, de enfrentar dificuldades, mas sempre com alegria no rosto, sempre passando mensagens positivas.”