quarta-feira, 4 de março de 2015

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: REFRIGERAÇÃO, É COM A DR. REFRIGERAÇÃO NO ESTADO D...

REFRIGERAÇÃO, É COM A DR. REFRIGERAÇÃO NO ESTADO DO RN.: MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADOS: A correta  manutenção de ar condicionado  deve ser efetuada por empresas capacitadas e com respaldo dos...

REFRIGERAÇÃO, É COM A DR. REFRIGERAÇÃO NO ESTADO DO RN.

MANUTENÇÃO DE AR CONDICIONADOS:

A correta manutenção de ar condicionado deve ser efetuada por empresas capacitadas e com respaldo dos fabricantes, mesmo porque na maioria dos Manuais do Proprietário que seguem juntamente com os aparelhos de ar condicionado tem um item específico que diz que a Garantia só é concedida para aqueles que efetuarem a MANUTENÇÃO CORRETA.

Por outro lado em 28 de Agosto de 2008, através da Portaria nº 3523 foi criado para a manutenção de ar condicionado o Plano de Manutenção Operação e Controle onde são estipulados quando as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. 
É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. 

Garantido assim boa qualidade no ar do ambiente, não oferecendo risco à saúde dos ocupantes.
manutenção de ar condicionado através do PMOC é obrigatória para todas as empresas cujo sistema de climatização possuir capacidade de 5 TR (60.000B= Btus). 

Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.
A DOUTOR REFRIGERAÇÃO tem equipes altamente qualificadas na manutenção de ar condicionado e efetua os seguintes serviços na área preventiva:
1 – Limpeza dos filtros de ar;
2 – Verificações do sistema elétrico e consumo (tensão, corrente, etc.)
3 – Verificação das serpentinas do evaporador e condensador;
4 – Verificação de possíveis entupimentos na mangueira do dreno;
5 – Verificação do isolamento térmico;
6 – Medição da pressão de equilíbrio do gás refrigerante;
7 – Limpeza das bandejas coletoras de água;
8 – Verificação da parte elétrica e eletrônica;
9 – Verificação do funcionamento dos controles, termostatos, etc.;
10 – Verificação da atuação e ajuste de ruídos, vibrações anormais, com as devidas correções, necessárias ao perfeito funcionamento do equipamento;
11 – Aplicação de produto bactericida, fungicida e germicida;
12 – Limpeza geral.
Quanto à manutenção de ar condicionado corretiva a DOUTOR REFRIGERAÇÃO dispõe de técnicos que efetuam rapidamente a manutenção de ar condicionado necessária sempre com preços e condições especiais.
Manutenção de ar condicionado com competência só na DOUTOR REFRIGERAÇÃO.
Nossos atendentes estão a postos para responder as suas dúvidas sobre manutenção de ar condicionado.








SUÉCIA FECHA PRESÍDIOS - EXEMPLO QUE DEVERIA SER SEGUINDO PELO BRASIL.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: SUÉCIA FECHA 4 PRESÍDIOS - EXEMPLO QUE DEVERIA SER...: Vista da cidade de Estocolmo, na Suécia (Thinkstock/VEJA) A Suécia passa por uma drástica queda no número de prisões nos últimos dois ...

SUÉCIA FECHA 4 PRESÍDIOS - EXEMPLO QUE DEVERIA SER SEGUINDO PELO BRASIL.

Vista da cidade de Estocolmo, na Suécia(Thinkstock/VEJA)

SuéciaA Suécia passa por uma drástica queda no número de prisões nos últimos dois anos e, por esse motivo, as autoridades decidiram fechar quatro penitenciárias e um centro de detenção, informa reportagem do jornal britânico The Guardian
"Vemos um declínio extraordinário no número de detentos. 
Agora temos a oportunidade de fechar parte de nossa infraestrutura", disse Nils Oberg, diretor de Serviços Penitenciários do país.
O serviço penitenciário sueco fechou presídios em quatro cidades: Aby, Haja, Bashagen e Kristianstad. 
Dois desses prédios devem ser vendidos para a iniciativa privada e os outros dois devem abrigar temporariamente outras instituições estatais.
Leia também
O número de detentos na Suécia vinha sendo reduzido em cerca de 1% ao ano desde 2004. 
Entre 2011 e 2012, a redução ampliou para 6% ao ano, taxa que deve ser mantida em 2013 e 2014. 
Oberg declarou que a abordagem liberal adotada pela Suécia quanto às prisões, com prioridade na reabilitação de prisioneiros e trabalhos voluntários, influenciou a queda de ocupação no sistema prisional do país.
"Nós acreditamos que os esforços em investir na reabilitação e prevenção de recaída de crimes tiveram um impacto", disse Oberg. 
Tribunais suecos vêm adotando penas mais brandas para crimes relacionados com drogas após uma decisão da Suprema Corte em 2011, explicando, pelo menos, parte da queda brusca do número de detenções.
O governo sueco, no entanto, vai manter a opção de reabrir pelo menos duas das prisões fechadas se o número de detentos voltar a crescer. 
"Nós não estamos no ponto de concluir que esta [queda das prisões] é uma tendência de longo prazo e que é uma mudança de paradigma", disse Oberg. 
"O que temos certeza é de que a pressão sobre o sistema de justiça criminal tem caído acentuadamente nos últimos anos", concluiu.
População carcerária - Segundo dados compilados pela organização World Prison Brief (WPB), os Estados Unidos têm a maior população carcerária do mundo, com 2 239 751 de detentos. 
A China ocupa o segundo lugar com 1 640 000 pessoas atrás das grades. 
Os presos da Rússia totalizam 681 600 pessoas e, em quarto lugar, está o Brasil, com 548 003 encarcerados. A Suécia tem 4 852 presos.

O JUIZ SÉRGIO MORO - DISSE: ATE AGORA NÃO PERDI UMA.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: O JUIZ SÉRGIO MORO - DISSE: ATE AGORA NÃO PERDI UM...: Moro falou a uma plateia de estudantes que pretendem ser juízes Redação RIC Mais Leia Também 03/03/2015  - Ministério Público ap...

O JUIZ SÉRGIO MORO - DISSE: ATE AGORA NÃO PERDI UMA.

Moro falou a uma plateia de estudantes que pretendem ser juízes
Moro falou a uma plateia de estudantes que pretendem ser juízes
O juiz que encabeça a Operação Lava Jato, Sérgio Moro, tornou-se referência no combate ao esquema de propinas na Petrobras. E nesta segunda-feira (3), o magistrado falou aos estudantes da Escola de Magistratura do Paraná, em Curitiba. Na ocasião, o tema abordado foi a lavagem de dinheiro.
LEIA TAMBÉM: 

A palestra de Sérgio Moro teve duração de uma hora e a operação que escancara o esquema de propinas na Petrobras não foi citada.
Moro destrinchou para a plateia o esquema de lavagem de dinheiro, falando sobre os profissionais envolvidos, o destino do dinheiro e as consequências no cenário mercadológico.
Para instruir o rastreamento de pessoas envolvidas na lavagem de dinheiro, Moro usou um conselho norte-americano: “Siga o dinheiro e você descobre quem é o chefe, o responsável pelo crime”.
“Se você não consegue provar que esse chefe é o responsável pelo crime, certamente rastreando o trajeto desse dinheiro, você vai chegar até ele”, seguiu.
Sérgio Moro falou ainda sobre o impacto que o dinheiro lavado pode causar no mercado. “Uma empresa que se valha de recursos obtidos por meios criminosos vai ter vantagens que as empresas que atuam de maneira limpa não vão ter. O emprego de dinheiro lavado gera vantagens competitivas para empresas criminosas”.
Veja abaixo a reportagem sobre a Lava Jato, onde Moro fala sobre a importância de se investigar grandes esquemas de corrupção:

EM MENOS DE UM ANO FORAM INSTALADAS A TERCEIRA CPI SOBRE A PETROBRAS.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: EM MENOS DE UM ANO FORAM INSTALADAS TRÊS CPI SOB...: (Atualizado em 4/3/2015 às 951h06) Comissão estará sob o comando do PMDB e terá relatoria do PT A CPI (Comissão Parlamentar de ...

EM MENOS DE UM ANO FORAM INSTALADAS TRÊS CPI SOBRE A PETROBRAS.



(Atualizado em 4/3/2015 às 951h06)
Comissão estará sob o comando do PMDB e terá relatoria do PT

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar denúncias de irregularidades na Petrobras foi instalada nesta quinta-feira (26) na Câmara dos Deputados e será presidida por um peemedebista e relatada por um petista.
Motivada pelas investigações da operação Lava Jato, da Polícia Federal, a comissão será presidida pelo deputado Hugo Motta (PMDB-PB) e relatada por Luiz Sérgio (PT-RJ).
PT e PMDB são dois dos partidos que teriam recebido dinheiro do esquema de corrupção, segundo depoimento do ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, que fechou acordo de delação premiada com a Justiça.
A Lava Jato investiga um esquema de corrupção em que empreiteiras teriam formado cartel para participar das licitações de obras da estatal e pagariam propina a funcionários da empresa, operadores que lavariam dinheiro do esquema, políticos e partidos.
A sessão de criação da CPI, a terceira instalada no Congresso Nacional para investigar a Petrobras desde o ano passado, teve polêmica quando o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) levantou questão de ordem pedindo que os parlamentares que receberam doações de campanha de empreiteiras envolvidas na Lava Jato não participassem da CPI.
A questão de ordem foi rejeitada pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que presidia a sessão de instalação da comissão por ser o membro mais velho, o que levou o PSOL recorrer à CPI. O assunto deverá ser decidido por Motta.
A CPI — que deve tratar de outros assuntos envolvendo a estatal, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, e possivelmente de denúncias envolvendo a empresa durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, como quer o PT — receberá a partir de segunda-feira (2) requerimentos de convocação de testemunhas e realização de audiências.
Até agora, 40 pessoas respondem a processo na Justiça Federal no âmbito da Lava Jato. Entre elas, dois ex-diretores da Petrobras — além de Costa, o ex-chefe da área internacional Nestor Cerveró — e 23 réus ligados a seis das maiores empreiteiras do Brasil.
Além disso, a Procuradoria-Geral da República montou uma força-tarefa para analisar o envolvimento de políticos com mandato no esquema. O procurador-geral, Rodrigo Janot, deve apresentar nos próximos dias uma lista com denúncias e pedidos de abertura de inquérito ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde pessoas com mandato devem ser julgadas pela lei.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: STF RECEBE PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO DE 54 NOMES ENV...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: STF RECEBE PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO DE 54 NOMES ENV...: (Atualizado em 4/3/2015 às 09h39) Lista sigilosa com 28 pedidos de inquérito foi encaminhada pelo Ministério Público nesta terça. ...

STF RECEBE PEDIDOS DE INVESTIGAÇÃO DE 54 NOMES ENVOLVIDOS NO LAVA JATO - CASO PETROBRAS

(Atualizado em 4/3/2015 às 09h39)


Lista sigilosa com 28 pedidos de inquérito foi encaminhada pelo Ministério Público nesta terça.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou na noite desta terça-feira (3), 28 pedidos de abertura de inquérito e sete pedidos de arquivamento ao Supremo Tribunal Federal (STF) referentes a 54 pessoas citadas pelos delatores da Operação Lava Jato. O documento chegou ao gabinete do ministro Teori Zavascki, relator do caso no Supremo, e contém A lista com os 54 nomes, entre os quais constam políticos e agentes públicos, segundo fonte do Supremo ouvida pela agência Reuters.


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a quebra do sigilo de todos os inquéritos o que possibilitaria a divulgação dos nomes, mas caberá a Zavascki a decisão. Ele definirá ainda quais inquéritos serão conduzidos no STF. 

O Supremo é competente para julgar parlamentares com mandato e ministros de Estado, que tem foro privilegiado. Outros casos de pessoas sem foro podem ser encaminhados à Justiça Federal do Paraná, onde estão os casos ligados ao escândalo como de executivos das empreiteiras investigadas que estão presos em Curitiba.   

Parlamentares do PMDB disseram hoje que os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), teriam sido avisados pelo vice-presidente Michel Temer de que estão na lista. Oficialmente, os três negaram a informação.

Ainda é aguardada também a chegada de pedidos de inquéritos no STJ (Superior Tribunal de Justiça) que é a instituição competente para investigar governadores citados na Lava Jato. A expectativa é de que os casos relativos ao STJ sejam encaminhados pela PGR nesta quarta-feira (4).
Entenda a Lava Jato
A Lava Jato investiga um esquema de corrupção em que empreiteiras teriam formado cartel para participar das licitações de obras da Petrobras e pagariam propina a funcionários da empresa, operadores que lavariam dinheiro do esquema, políticos e partidos. A operação teve início em março de 2014 e está em sua nona fase (veja abaixo). Estima-se que o esquema tenha movimentado cerca de R$ 20 bilhões. 
PT, PMDB e PP são as legendas apontadas como beneficiárias diretas e teriam recebido entre 1 a 3% sob os contratos da estatal. Segundo depoimento de um dos delatores ouvidos pela Polícia Federal, o ex-gerente Pedro Barusco, apenas o PT teria recebido cerca de US$ 200 milhões em propinas em dez anos. Parlamentares do PSDB e PSB também foram citados como possíveis beneficiários.    
Até agora, 40 pessoas respondem a processo na Justiça Federal no âmbito da Lava Jato. Entre elas, dois ex-diretores da Petrobras e 23 réus ligados a seis das maiores empreiteiras do Brasil. Quinze fecharam acordo de delação premiada em troca de redução de pena. 

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: EM PRIMEIRA MÃO: CUNHA E RENAN FORAM INFORMADOS QU...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: EM PRIMEIRA MÃO: CUNHA E RENAN FORAM INFORMADOS QU...: Nomes foram entregues hoje ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal), na...

EM PRIMEIRA MÃO: CUNHA E RENAN FORAM INFORMADOS QUE ESTÃO NA LISTA DOS CORRUPTOS DO LAVA JATA - PETROBRAS.




Nomes foram entregues hoje ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Chegou ao STF (Supremo Tribunal Federal), na tarde desta terça-feira (3), a lista de parlamentares que serão investigados na operação Lava Jato, enviada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
O ministro Teori Zavascki, do STF, deve deferir ou indeferir os pedidos de abertura de inquérito até a sexta-feira (6), quando também tornará o conteúdo oficialmente público. 
Parlamentares do PMDB na Câmara dos Deputados e no Senado Federal revelaram que os presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), teriam sido informados, pelo vice-presidente Michel Temer, na última sexta-feira (27), sobre a inclusão de seus nomes na lista dos políticos envolvidos na operação Lava Jato.
Temer nega. Na tarde desta terça-feira, ele informou, por meio de sua assessoria, que não recebeu nenhum dos nomes da lista.
Segundo a assessoria do vice-presidente, como Temer não foi comunicado de nenhum nome, não teria condições de repassar a informação para qualquer pessoa.
O vice-presidente recebeu Janot em sua residência oficial, o Palácio do Jaburu, na manhã de quinta-feira (26), em agenda que só foi divulgada posteriormente. Na ocasião, foi divulgado que a reunião teve como assunto questões orçamentárias do Ministério Público Federal.
O que eles dizem?
Após sessão deliberativa na Câmara, Cunha disse que "ninguém me comunicou de nada".
Aos jornalistas, ele disse que estava com a consciência "absolutamente tranquila" e negou apreensão com a iminência da divulgação da lista de Janot. O peemedebista lembrou que foi "vítima de alopragem" há dois meses e que estará sempre pronto para esclarecer novos casos de "alopragem".
— Ninguém está imune a absolutamente nenhum tipo de investigação.
O senador Renan Calheiros também negou ter sido procurado. "Não tenho nenhuma informação", respondeu Renan ao deixar a reunião de líderes partidários do Senado.
Na noite desta segunda-feira (2), o procurador-geral recebeu uma vigília do movimento "Vem para Rua", na sede da PGR em Brasília.
"Vamos trabalhar com tranquilidade, com equilíbrio, e quem tiver que pagar vai pagar", disse Janot.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: BRASIL TEM 22 UNIVERSIDADES ENTRE AS MELHORES DO M...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: BRASIL TEM 22 UNIVERSIDADES ENTRE AS MELHORES DO M...: A Universidade de São Paulo ficou na 132ª posição no QS World University Ranking 2014, divulgado ontem (15).  EDUCAÇÃO:     O res...

BRASIL TEM 22 UNIVERSIDADES ENTRE AS MELHORES DO MUNDO


Resultado de imagem para AS 22 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASIL

A Universidade de São Paulo ficou na 132ª posição no QS World University Ranking 2014, divulgado ontem (15). 

EDUCAÇÃO:
    O resultado representa queda de cinco posições em relação ao ano passado, quando a instituição havia ficado na 127ª posição. 

Resultado de imagem para AS 22 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASILAo todo, 22 universidades brasileiras estão entre as 800 melhores do mundo: 14 são federais, cinco estaduais e três particulares.

Entre as dez melhores do ranking, seis são americanas e quatro britânicas. O Instituto Tecnológico de Massachussets (MIT), que fica nos Estados Unidos, ocupa a primeira posição, seguido da Universidade de Cambridge e da Imperial College, ambas situadas na Inglaterra.

Resultado de imagem para AS 22 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASILQuando comparada apenas a instituições da América Latina, a USP ocupa a segunda posição do ranking, com 98,2 pontos, atrás apenas da Universidade Católica do Chile. 

Resultado de imagem para AS 22 MELHORES UNIVERSIDADES DO BRASILOutras cinco universidades brasileiras figuram entre as dez mais bem posicionadas entre as latino-americanas:

Universidade Estadual de Campinas (terceira), Universidade Federal do Rio de Janeiro (quarta), Universidade Estadual Paulista – Unesp (nona), Universidade Federal de Minas Gerais (décima).

No ranking das 200 melhores instituições localizadas nos países do bloco Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), apenas duas brasileiras estão entre as dez primeiras: a Universidade Federal de São Paulo (7º), e a Universidade Estadual de Campinas (9º). A primeira no Brics é a Universidade de Tsinghua, na China.

QS World University Ranking tem reconhecimento mundial e é realizado anualmente desde 2004. A metodologia de pesquisa considera a reputação da universidade na visão dos estudantes e dos empregados; a estrutura da instituição, incluindo a média de estudantes por professor; as citações em trabalhos de pesquisa e a presença de alunos e colaboradores internacionais.

Confira a lista das instituições brasileiras no ranking QS 2014:

Universidade de São Paulo (USP) – 132º lugar
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 206º lugar
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – 271º lugar
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - 421º-430º*
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - 451º-460º
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - 471º-480º
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - 501º-550º
Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – 551º-600º
Universidade de Brasília (UnB) – 551º-600º
Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - 551º-600º
Universidade Federal da Bahia (Ufba) – 601º - 650º
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) – 651º-700º
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 651º-700º
Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 651º-700º
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) – 70°1-800º
Universidade Estadual de Londrina (UEL) – 701º-800º
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 701º-800º
Universidade Federal de Viçosa (UFV) – 701º-800º
Universidade Federal do Ceará (UFC) – 701º-800º
Universidade Federal do Pernambuco (UFPE) – 701º-800º
Universidade Federal Fluminense (UFF) – 701º-800º

*a partir da posição 400º, o ranking situa a universidade em um intervalo

A CHINA SÓ TEM CINCO DIAS DE FÉRIAS POR ANO SAIBA COMO SÃO AS REGRAS NO MUNDO.









Os dias de férias estabelecidos por lei não são iguais ao redor do planeta. Os 30 dias de repouso anual do brasileiro seriam considerados um imenso privilégio em países como a China e a Nigéria, onde o mínimo são cinco dias de descanso por ano.
O direito a um mínimo de três semanas de férias remuneradas está previsto em convenção da OIT (Organização Internacional do Trabalho), agência ligada à ONU. Mas isso não significa que todos os países a sigam.
Segundo dados da própria OIT, Estados Unidos, Índia, Paquistão, Sri Lanka, Kiribati e Gâmbia não estipulam dias de férias em sua lei. Já a União Europeia determina o mínimo de quatro semanas para seus países membros.
A maior parte dos países tem entre 20 e 23 dias úteis (não-consecutivos, ou seja, são excluídos os fins de semana).

Comparação entre países

Jon Messenger, especialista de condições de trabalho da OIT, afirma que é difícil estabelecer uma comparação exata entre os países, porque as leis são diferentes. Alguns, como o Brasil, consideram dias corridos, incluindo os finais de semana na conta total, outros levam em consideração apenas dias úteis.
Os países com mais dias de férias, segundo esse estudo, são os Emirados Árabes e o Iêmen, com 30 dias úteis. China e Nigéria são os que determinam menos dias por lei (cinco).
O Brasil não está incluído entre os que têm mais dias de férias. Apesar de ter 30 dias para o repouso, não são dias úteis. A conta inclui os finais de semana. Para a OIT, o país tem o equivalente a 21 dias úteis de férias.
Para o cálculo, no caso do Brasil, a OIT considera cinco dias de trabalho por semana. Ela então calcula 5/7 (cinco sétimos) do estipulado pela lei. No caso do Brasil, o resultado desta conta é 21,42. 

Mais e menos férias que a lei

O especialista da OIT também afirma que o limite estabelecido por lei não significa, necessariamente, a quantidade de dias que um trabalhador costuma tirar por ano.
Nos Estados Unidos, único país desenvolvido sem um limite mínimo, as férias são vistas como um benefício concedido pelas empresas, e a maior parte da população recebe duas semanas.
Na Alemanha, apesar de o mínimo ser de 20 dias, o trabalhador acaba descansando mais. Isso porque os acordos coletivos das categorias costumam estabelecer mais dias de férias. "Na prática, as férias na Alemanha podem chegar a 30 dias".
No Japão, segundo Messenger, a maior parte dos profissionais acaba tirando apenas a metade dos oito dias a que tem direito.

Férias X produtividade

Messenger afirma que não há estudos o suficiente que estabeleçam uma relação entre a produtividade de um país e a quantidade de dias de férias.
Ainda assim, ele diz que há uma ligação direta entre descanso e produtividade. "Há uma percepção de que mais horas de trabalho resulte em maior produção, o que não é verdade. De maneira geral, é o contrário".
O especialista diz que é necessário um distanciamento do trabalho para "recuperar as energias". A falta de descanso leva a problemas de saúde, maior risco de acidentes de trabalho, aumento de conflitos familiares e faltas, por exemplo. "O ideal é que o trabalhador consiga produzir mais e melhor no menor tempo possível."
Férias em cada país (em dias úteis)
  • Não há mínimo por lei
    Estados Unidos e Índia
  • 5 dias
    China e Nigéria
  • 6 dias
    México
  • 8 dias
    Japão
  • 10 dias
    Vietnã, Argentina, Canadá, Colômbia, Equador e Paraguai
  • 12 dias
    Indonésia e Turquia
  • 13 dias
    África do Sul, Bolívia, Chile e Qatar
  • 18 dias
    Angola, Egito e Marrocos
  • 20 dias
    Senegal, Austrália, Nova Zelândia, Uruguai, Bélgica, Finlândia, Alemanha, Itália, Holanda, Rússia e Suíça
  • 21 dias
    Brasil, Cuba, Peru, Arábia Saudita, Bahrein, Noruega e Espanha
  • 22 dias
    Portugal
  • 25 dias
    Áustria, Dinamarca, França, Suécia, Kuait e Síria
  • 28 dias
    Reino Unido
  • 30 dias
    Emirados Árabes Unidos e Iêmen
Fonte: Organização Internacional do Trabalho