domingo, 15 de março de 2015

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A ANTA DA DILMA CONTROLA O JUDICIÁRIO, TEM A MAIOR...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: A ANTA DA DILMA CONTROLA O JUDICIÁRIO, TEM A MAIOR...: A história brasileira é uma monótona repetição de lamentáveis episódios. De sucessivas tentativas de “viradas de mesa”. A nossa atrasada e...

A ANTA DA DILMA CONTROLA O JUDICIÁRIO, TEM A MAIORIA NOS LEGISLATIVO E MANIPULA AS INFORMAÇÕES


A história brasileira é uma monótona repetição de lamentáveis episódios. De sucessivas tentativas de “viradas de mesa”. A nossa atrasada elite ainda habita a “Casa Grande“. 
Ela controla o judiciário, tem maioria nos legislativos, manipula a informação através de um oligopólio midiático que não informa, deforma. A opinião pública é manipulada, bombardeada por versões caolhas, que atendem aos interesses muito particulares dos donos da mídia e dos que ela representa. 
Uma elite que não permite o avanço da reforma agrária, que se recusa reformar um vergonhoso sistema tributário, altamente regressivo, que poupa o rico e cobra do pobre. 
Que ainda se queixa do peso da carga tributária do país quando suas empresas sonegam, ano após ano, cerca de 10% do PIB do país, algo em torno de 500 bilhões de reais. 
Que se recusa a abrir a “caixa preta” de um poder judiciário ultraconservador, lento, caro, que presta maus serviços à população, que não se submete a controles e que faz o que quer, invadindo, inclusive, competências dos outros poderes. 
Uma elite que mantém um sistema político-eleitoral sustentado pelo financiamento privado de campanha, porta aberta para a corrupção. Uma elite carola, cínica, preconceituosa, que odeia o pobre e que se sente incomodada com a melhora dos padrões de vida da classe média baixa. 
Que se posiciona – juntamente com a ampla maioria de uma classe média alta, argentária -, contra os programas sociais que minimamente contribuem para melhorar as condições de vida de milhões e milhões de pessoas que vivem na pobreza. 
Uma elite que nunca teve um projeto de construção nacional, que sempre andou a reboque dos interesses internacionais comandados pelos Estados Unidos. 
Que, para revolta e horror do velho Ariano Suassuna, repete incessantemente novos e velhos anglicanismos e outros estrangeirismos. 
Que não valoriza, não tem orgulho do que é nosso. Que se orgulha disso, e que por isso, se acha moderna e chique. Uma Casa Grande entreguista, privatista, mambembe. 
Que repudiou Getúlio, Lula e agora Dilma porque não aceita e não permite sequer os tímidos avanços necessários à construção de uma frágil social-democracia, que engatinha no Brasil. Uma elite adepta fervorosa do “deus livre mercado”, que defende com unhas e dentes seus privilégios, que cada vez mais concentram a renda e a riqueza do país.
Nos momentos de crise, seu braço armado se arvora em direção política do país. O exército proclamou a República e elegeu três presidentes militares entre 1889 e 1930: os marechais Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto e Hermes da Fonseca.
Em 1930 os militares, após alguns períodos presidenciais ocupados por civis, passam novamente a ter destacado protagonismo. 
Liderados por Eduardo Gomes, Ernani do Amaral Peixoto, Hermes da Fonseca Filho, Siqueira Campos, Juarez Távora, dentre outros, organizaram o tenentismo, um movimento insurrecional que levou à presidência Getúlio Vargas. 
A maioria dos tenentes, poucos anos depois, trocaram de lado, passaram à oposição de Vargas e acabaram por apeá-lo do poder em 1945. 
Eduardo Gomes, candidato à presidência na eleição de 1946, pela UDN é derrotado por Gaspar Dutra, ex-ministro da guerra de Getúlio que liderara um movimento para depô-lo. Por essas ironias da história, o apoio de Vargas foi fundamental para a eleição do seu algoz, o general Dutra. 
Na eleição seguinte, em 1950, Eduardo Gomes foi novamente o candidato escolhido pela UDN, partido que representava o que de mais atrasado e retrógrado existia na política brasileira. 
Foi fragorosamente derrotado por Getúlio. Em 1955 Juarez Távora, também da UDN, perde as eleições, desta vez se elege Juscelino Kubitschek. A UDN, ao perder sucessivas disputas eleitorais, tentou sempre subverter as regras do jogo político através do golpe. 
Em 1955 não conseguiu, Juscelino assumiu e governou até 1960. Alguns anos depois foi bem sucedida, finalmente: 1964 reeditou o episódio de agosto de 1954, que resultou no suicídio de Vargas. 
As forças da reação, com o apoio da mídia e da igreja católica conseguiram derrubar Jango Goulart, entregando o poder aos militares. A ditadura militar durou 21 anos num período em que o país foi governado com “mão de ferro” por dois marechais e três generais do exército.
Trinta anos depois e por coincidência num mês de março, o PSDB, o DEM, o PPS e o Solidariedade (SD) organizam dia 15, domingo próximo, passeatas nas principais cidades brasileiras pedindo o impeachment da presidenta eleita. A mídia, desesperadamente, tenta recriar o clima de 1954 (“um mar de lama invadiu o Catete”) ou de 1963/1964 (desta vez a alegação foi a sinistra e iminente “ameaça comunista”). 
Final de 2014 e início de 2015: depois do mensalão e de um ano de investigações da Lava Jato se tenta criar um clima (falso!!) de que “um mar de corrupção ameaça a Petrobras e o Brasil, tudo sob os olhos complacentes do governo”. 
A tentativa de golpe é engrossada por um ódio fermentado – e multiplicado nos últimos tempos -, por uma classe média alta preconceituosa, que odeia o popular, o pobre, cuja ideologia beira o fascismo. Tenta-se articular uma grande greve nacional dos caminhoneiros. 
O golpe do desabastecimento felizmente fracassa, muito embora tenha sido meticulosamente montado e tenha contado, fala-se, com o financiamento do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, o dono da AMBEV. E que, certamente, contou com o apoio de muitos outros empresários cujos nomes ficaram no anonimato.
Apesar de todas dificuldades do momento e de alguns graves equívocos deste início do segundo governo Dilma, não há clima nem condições objetivas no país para que dê certo esta nova tentativa de golpe montado pela direita.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: LULA E DILMA SE SUICIDARAM - POR VÊ TANTA GENTE NA...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: LULA E DILMA SE SUICIDARAM - POR VÊ TANTA GENTE NA...: Bonecos enforcados imitando figuras de Lula e Dilma foram um dos símbolos de ódio que circularam na mídia brasileira neste domingo (Reprod...

LULA E DILMA SE SUICIDARAM - POR VÊ TANTA GENTE NAS MANIFESTAÇÕES

Bonecos enforcados imitando figuras de Lula e Dilma foram um dos símbolos de ódio que circularam na mídia brasileira neste domingo (Reprodução/Revista Fórum)
Bonecos enforcados imitando figuras de Lula e Dilma foram um dos símbolos de ódio que circularam na mídia brasileira neste domingo (Reprodução/Revista Fórum)
Marco Weissheimer
A grande mídia comercial brasileira dedicou um tratamento todo especial aos protestos marcados para este domingo (15) contra o governo da presidenta Dilma Rousseff. Desde o início da manhã, os principais veículos de comunicação do país passaram a transmitir ao vivo os protestos em diversas cidades, com apresentadores inclusive convidando a população a se somar aos mesmos. A Globonews, tv por assinatura da Rede Globo, foi uma das principais protagonistas desse tipo de comportamento, exibindo a todo tempo manifestantes pedindo a intervenção dos militares, a volta da ditadura e a derrubada de Dilma.
O comportamento da Globonews já causou ao menos uma baixa em suas fileiras de comentaristas. Francisco Carlos Teixeira, professor de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desistiu da emissora, de quem era colaborador. “Eu não posso aceitar e eu não posso estar presente em num processo onde há uma criminalização do movimento social”, disse Teixeira, em entrevista ao programa PCOTV, do Partido da Causa Operária (PCO), reproduzida em sua página no Facebook.
Ao vivo na Globonews: Faixa com suástica pede derrubada de Dilma. Comentarista da TV fala em manifestação pacífica. (Reprodução TV)
Ao vivo na Globonews: Faixa com suástica pede derrubada de Dilma. Comentarista da TV fala em manifestação pacífica. (Reprodução TV)
Desde o início da manhã, as grandes redes de comunicação do país exibiram imagens de manifestantes com cartazes e faixas, em inglês inclusive, pedindo a intervenção dos militares para derrubar o governo eleito nas urnas em 2014, o impeachment de Dilma Rousseff e mesmo o extermínio físico da presidenta, de petistas, comunistas e esquerdistas em geral. Uma dessas faixas, exibida ao vivo pela Globonews, trazia uma suástica no canto superior esquerdo. Apesar dessas manifestações de ódio e pedidos reiterados de interrupção da democracia, os jornalistas que comentavam essas imagens insistiam em dizer que as manifestações eram “pacíficas”.
No Rio de Janeiro, um homem que vestia uma camiseta do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLN) foi expulso por manifestantes em Copacabana aos gritos de “Vai pra Cuba”. Muitos dos manifestantes que gritavam contra a corrupção vestiam camisas da CBF. Em Brasília, manifestantes carregavam uma faixa que pedia: “Fora Paulo Freire!”. Enquanto seguiam as transmissões ao vivo das manifestações, as redes sociais exibiam imagens de ódio como uma foto de bonecos de Lula e Dilma enforcados em um viaduto e da sede do PT em Jundiaí, interior de São Paulo, que foi alvo de um ataque com fogo.
Nenhum dos atos a favor da presidenta Dilma Rousseff, realizados na quinta-feira, em Porto Alegre, e na sexta, em dezenas de outras cidades do país, tiveram transmissão ao vivo, como acontece com os atos da oposição neste domingo.
Em São Paulo, caminhão de som repleto de faixas pedindo intervenção militar contra Dilma. (Reprodução/Facebook)
Em São Paulo, caminhão de som repleto de faixas pedindo intervenção militar contra Dilma. (Reprodução/Facebook)
Caixa de Pandora
O deputado federal Renato Simões (PT-DF) afirmou, em um texto publicado em sua página no Facebook, que, “quando se abre a caixa de Pandora da direita em manifestações de ódio como as de hoje, o resultado para a democracia é imprevisível”.
“No território das ruas sempre ocupado desde então pela resistência democrática das esquerdas, trava-se hoje uma batalha presencial e pela cobertura facciosa da mídia privada cuja versão marcará a disputa política nos próximos meses de forte instabilidade política”, acrescentou.
Pedidos de intervenção militar em inglês: outra novidade dos atos deste domingo. (Reprodução: Facebook)
Pedidos de intervenção militar em inglês: outra novidade dos atos deste domingo. (Reprodução: Facebook)
Demonstrações explícitas de fascismo foram abertamente dadas não só por manifestantes isolados mas pela fala de “lideranças” dos atos desde dia 15, advertiu Renato Simões. “Aqui em Brasília o Fora Dilma se estendeu ao Congresso, aos políticos em geral, ao Supremo e à própria democracia.O atentado do fim da manhã à sede do PT Jundiaí e a estridente parcialidade da cobertura do ato da Paulista pela rede Globo, que superfatura abertamente a já forte presença na manifestação mostra que está plantado em São Paulo o epicentro do golpismo, e em comum apontam para a necessidade de forte unidade em defesa da democracia e das reformas estruturais da política e da mídia tão necessárias e urgentes”.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: ATENÇÃO PADRES, PASTORES, ESPÍRITAS, COMERCIANTES,...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: ATENÇÃO PADRES, PASTORES, ESPÍRITAS, COMERCIANTES,...: ATENÇÃO PADRES, PASTORES, ESPÍRITAS, COMERCIANTES, INDUSTRIAIS, PRECISAMOS DE CLAMOR PÚBLICO MILHARES DE PESSOAS NAS RUAS PEDIND...

ATENÇÃO PADRES, PASTORES, ESPÍRITAS, COMERCIANTES, INDUSTRIAIS, PRECISAMOS DE CLAMOR PÚBLICO MILHARES DE PESSOAS NAS RUAS PEDINDO INTERVENÇÃO MILITAR.



ATENÇÃO PADRES, PASTORES, ESPÍRITAS, COMERCIANTES, INDUSTRIAIS, PRECISAMOS DE CLAMOR PÚBLICO MILHARES DE PESSOAS NAS RUAS PEDINDO INTERVENÇÃO MILITAR. 

ACORDA BRASIL MANIFESTAÇÕES ÀS QUARTAS FEIRAS DAS 13:00 ÀS 17:00 HORAS. DEMOCRACIA MILITAR. VAMOS TODOS COM DEUS, SEMPRE EM PRIMEIRO LUGAR E ACIMA DE TUDO. DEVEMOS LUTAR PELA LIBERDADE DE TODOS OS CULTOS RELIGIOSOS. TODAS AS RELIGIÕES SÃO SAGRADAS E A PRÁTICA DEVE SER LIVRE. LAMENTÁVEL, VERGONHOSO. RESTRIÇÃO À RELIGIÃO É O QUE HÁ DE PIOR PARA O POVO. 

LUTAREMOS PELA LIBERDADE DOS CULTOS RELIGIOSOS E VAMOS GRITAR PELA INTERVENÇÃO MILITAR. OS MILITARES DE 1964, TÊM O APOIO DO POVO. 

ESTAMOS PEDINDO GRITANDO INTERVENÇÃO MILITAR JÁ ACORDA BRASIL, MAIS UM POUCO TEREMOS UMA CADERNETA E SERÁ NECESSÁRIO PEDIR PERMISSÃO AO GOVERNO PARA ATRAVESSAR A RUA. 

MEU BRASIL É VERDE E AMARELO, SEM FOICE E SEM MARTELO. INTERVENÇÃO MILITAR JÁ. UM GENERAL NA PRESIDÊNCIA. O RETORNO DO MILITARISMO OU COMUNISMO. VOCÊ PODE ESCOLHER, SER LIVRE OU SER ESCRAVO DOS COMUNISTAS. FORMALIZE SEU PEDIDO NOS ABAIXO-ASSINADOS QUE ENCONTREI NA INTERNET. CLIQUE NOS LINKS ABAIXO. 

COM ESTA PETIÇÃO EXISTEM MUITAS OUTRAS, BASTA PESQUISAR: INTERVENÇÃO MILITAR http://citizengo.org/pt-pt/13272-intervencao-ja?tc=tw http://postagens.owx.com.br/eu-quero-intervencao-militar…/…/…/www.eu…/peticao/948/manifesto/ MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE" - O RETORNO. OS MILITARES PROMOVERAM O PROGRESSO DO POVO. TEMOS QUE RECONHECER O QUE FIZERAM POR NÓS, TRABALHADORES. 

A MOBILIZAÇÃO DO POVO EM 2014 ESTÁ MAIOR QUE A DE 1964. C P I D A P E T R O B R Á S N A J U S T I Ç A M I L I T A R O BRASIL ESTÁ NESTA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL GRAÇAS AO MOVIMENTO "DIRETAS JÁ". QUEM PARTICIPOU AJUDOU ACABAR COM UM DOS MELHORES PAÍSES DO MUNDO. ESTÁVAMOS MUITO BEM COM OS GENERAIS. compartilhe. Mais de 16.000 assinaturas nos abaixo-assinados. AJUDEM A ENCAMINHÁ-LOS AO COMANDO MILITAR. 

PARA QUEM QUER TRABALHAR E PROGREDIR, NÃO HÁ NADA MELHOR. QUE O MILITARISMO. VAMOS TODOS JUNTOS PADRES, PASTORES, ESPÍRITAS, DEUS É UM SÓ E SOMOS TODOS IRMÃOS. 

TODOS JUNTOS PELA LIBERDADE RELIGIOSA E CONTRA O COMUNISMO ATEU. Seria mais forte o movimento pedindo intervenção militar ou qualquer outra coisa, se fosse realizado às quartas-feiras das 13:00 hs às 17:00 horas, com fechamento de todo comércio local. Se os comerciantes não se manifestarem, em pouco tempo não terão mais o que vender. 

Com faixas e cartazes feitos pelos próprios participantes. OS COMERCIANTES E INDUSTRIAIS PRECISAM AJUDAR FECHANDO AS PORTAS POR QUATRO HORAS DURANTE A SEMANA, NO MOMENTO DA MARCHA. 

É PRECISO FAZER MANIFESTAÇÃO IGUAL À DA FRANÇA PARA CHAMAR A ATENÇÃO DO MUNDO. E QUE A IMPRENSA NÃO POSSA ESCONDER. COM BUZINAÇOS E PANELAÇO – ESTARDALHAÇO TOTAL EM DIA ÚTIL E EM HORÁRIO COMERCIAL PARA CHAMAR A ATENÇÃO DOMUNDO INTEIRO. ASSISTA AO 


VOTO OBRIGATÓRIO. ELEITOR FICHA LIMPA E SEM BOLSA FAMÍLIA - PORQUE MUITOS DEIXARAM DE VOTAR NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES E FOI O SUFICIENTE PARA ELEGER O PT E DEIXAR O BRASIL NESTA SITUAÇÃO DEPLORÁVEL. MULTA DE R$1.000,00, PARA QUEM DEIXAR DE VOTAR. É UMA DEFESA CONTRA O COMUNISMO. MAIORIDADE CIVIL AOS16 ANOS E MAIORIDADE PENAL AOS 14 ANOS DE IDADE. PRIVATIZAÇÃO DE TODAS AS EMPRESAS FEDERAIS. 

NÃO EXISTE NADA MAIS VERGONHOSO E DEGRADANTE PARA O SER HUMANO DO QUE ACEITAR DINHEIRO SEM TRABALHO. MUITAS PESSOAS QUE TRABALHAM NÃO CONSEGUEM SE APOSENTAR. I N T E R V E N Ç Ã O M I L I T A R JÁ !!! O FOCO DEVE SER INTERVENÇÃO MILITAR. VAMOS PEDIR INTERVENÇÃO MILITAR À ONU, OEA E À OTAN E CLAMAR AO MUNDO QUE NÃO QUEREMOS COMUNISMO. QUE ESTE MOVIMENTO SE REPITA TODOS OS DIAS À NOITE, SEMPRE, ATÉ QUE SE ALCANCE A INTERVENÇÃO MILITAR. SE SEGUIR MEU TEXTO, O BRASIL ENTRA NO EIXO.

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: JM - VEJA AS MANIFESTAÇÕES EM MINAS GERAIS

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: JM - VEJA AS MANIFESTAÇÕES EM MINAS GERAIS: BELO HORIZONTE / MG: RECIFE ÁS 11:00 hs.  31 MIL PESSOAS.

JM - VEJA AS MANIFESTAÇÕES EM MINAS GERAIS



BELO HORIZONTE / MG:

RECIFE ÁS 11:00 hs. 31 MIL PESSOAS.













JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!:

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!:: COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!: Sabem por que uma parcela fala na volta dos militares? Porque o povo está sem saída. Não sup...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!:

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!:: COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!: Sabem por que uma parcela fala na volta dos militares? Porque o povo está sem saída. Não sup...

COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!:


Resultado de imagem para UM MILITAR
COMENTÁRIO DE UM MILITAR DA ATIVA!:



Sabem por que uma parcela fala na volta dos militares? Porque o povo está sem saída. Não suporta mais pagar, pagar e pagar mais impostos, preços altos e ser assaltado pelo governo ou pelos meliantes. 

Um país onde estrangeiro condenado por crimes não é extraditado ou deportado, vivendo como herói e perseguido político; onde a presidente defende diálogo com terroristas; onde uma quadrilha que "detonou" uma das maiores empresa-símbolo do Brasil vai ser julgado por alguém ligado ao mesmo partido que indicou os gatunos; onde se faz mais CPI's do que investimentos só para se transformar em PIZZA e fazer de conta que estão trabalhando; onde grupos paramilitares travestidos de movimentos sociais, invadem e destroem propriedades particulares e centros de pesquisas sem nada sofrerem; onde um ex-presidente aparece instigando uma guerra civil com uso de seu exército vermelho paramilitar; onde os governantes mentem descaradamente e garantem os meios para que sejam sempre vitoriosos nas eleições; onde jogam o dinheiro do contribuinte pelo ralo e nas mãos de governos estrangeiros, fantasiados de programas sociais; onde políticos comprovadamente corruptos andam a solta fazendo graça com a cara do povo; onde um Juiz federal se apropria dos bens e dinheiro de réu que estava sob sua responsabilidade; e, onde os que tem o poder e deveriam fazer alguma coisa, se deixam comprar por cargos e indicações de parentes em cargos e empresas.

Vamos esperar quem para nos ajudar? o CHAPOLIM COLORADO? Ou os americanos, de novo?

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: JM - VEJA AS MANIFESTAÇÕES EM PERNAMBUCO

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: JM - VEJA AS MANIFESTAÇÕES EM PERNAMBUCO: ESTADO DE PERNAMBUCO: RECIFE ÁS 11:00 hs.  5 MIL PESSOAS.

JM - VEJA AS MANIFESTAÇÕES EM PERNAMBUCO

ESTADO DE PERNAMBUCO:

RECIFE ÁS 11:00 hs. 
5 MIL PESSOAS.








JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: ÁS 08:00 DA MANHÃ A MANIFESTAÇÃO DO POVO BRASILEIR...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: ÁS 08:00 DA MANHÃ A MANIFESTAÇÃO DO POVO BRASILEIR...: 15/03/2015 10:24 Toldo protege manifestantes do sol em São Luís Em São Luís, manifestantes se encontram na avenida Litorânea, na orl...

ÁS 08:00 DA MANHÃ A MANIFESTAÇÃO DO POVO BRASILEIRO A MULTIDÃO ERA MUITO GRANDE EM MAIS DE 150 CIDADES NO PROTESTO - IMPEACHMENT FORA DILMA E INTERVENÇÃO JÁ.

Toldo protege manifestantes do sol em São Luís

Em São Luís, manifestantes se encontram na avenida Litorânea, na orla da capital maranhense. No local, foi montado um toldo para proteger do sol as pessoas que protestam.

Protesto já reúne 1.000 manifestantes em Campinas (SP)

Cerca de 1.000 manifestantes de Campinas (SP) ocupam o Largo do Rosário, no centro da cidade, segundo a Polícia Militar. Os organizadores do movimento “Vem pra Rua” falam em 3.500 manifestantes. O grupo deve seguir em passeata pelas principais vias do centro da cidade. A intenção é chegar ao Centro de Convivência, onde o ato será encerrado com o Hino Nacional por volta das 12h. Vestindo verde e amarelo, e munidos de cartazes e carro de som, os manifestantes pedem o fim da corrupção e reforma política. Policiais militares e guardas municipais acompanham o protesto. 

Chuva reduz participação de manifestantes em Aracaju

Em Aracaju, a chuva reduziu o número de pessoas na concentração. Um mural branco foi feito para que todos pintem as mãos de verde ou amarelo e deixem sua marca. 

Bandeira brasileira é hasteada em Ponta Grossa (PR)

Em Ponta Grossa (PR), o protesto que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff reúne manifestantes na Praça Barão de Guaraúna. Atendendo aos pedidos da organização do evento, grande parte das pessoas veste roupas amarelas, verdes e brancas. Com a bandeira brasileira hasteada em um guindaste, os manifestantes cantaram o hino nacional. Cerca de 11.500 pessoas confirmaram presença pelas redes sociais. O protesto começou às 9h e deve seguir até as 12h.

Manifestantes começam a chegar no centro de Campinas (SP)

Manifestantes começam a chegar ao Largo do Rosário, no centro de Campinas (SP), para participar do protesto organizado pelo movimento “Vem pra Rua”, marcado para as 9h30 deste domingo. Nas redes sociais, mais de 7.000 pessoas confirmaram presença. Policiais militares e guardas municipais reforçam a segurança na região.  Um outro protesto, que pede o impeachment da presidente Dilma, deve começar às 13h.

Grupo pede intervenção militar em Maceió

Em Maceió, manifestantes se concentram no Corredor Vera Arruda, na orla da cidade. Boa parte dos manifestantes veste verde e amarelo e leva cartazes. Eles protestam contra Dilma, mas um grupo pede intervenção militar e diz que apenas os militares podem fazer a "verdadeira reforma política". O domingo é de sol intenso na capital alagoana. 
Grupo pede intervenção militar em Maceió - Reprodução/Facebook

Manifestantes pedem fim do STF em protesto no Rio

Ao som do Hino Nacional brasileiro, cerca de 400 pessoas, segundo a PM, estão reunidas na praia de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, às 9h30 deste domingo (15). Posicionados entre dois trios elétricos, os manifestantes pedem, entre outros pleitos, o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e uma intervenção militar. Grande parte dos participantes do ato está vestida com a camisa da seleção brasileira de futebol e carrega a bandeira do Brasil. Faixas e cartazes pedem ainda o combate à corrupção e o fim do STF. Nas janelas dos prédios da orla de Copacabana, há bandeiras do país penduradas e pessoas acenando. O grupo ocupa as faixas de um dos sentidos da avenida Atlântica, que ficam interditadas para o trânsito aos domingos, para a prática de esportes. Com o céu nublado, a praia está praticamente vazia na área onde ocorre o ato. Pelo menos 250 policiais militares do Batalhão de Grandes Eventos acompanham a manifestação.
Manifestantes pedem fim do STF em protesto no Rio - Júlio César Guimarães/UOL

Manifestantes fazem um minuto de silêncio e ouvem Hino Nacional em Brasília

Às 9h30, manifestantes realizaram "um minuto de silêncio pela corrupção no Brasil". Grupo de pessoas se juntam ao lado de carro de som que vai conduzir marcha pela Esplanada dos Ministérios. Após gritarem palavras de ordem contra Dilma, Lula e Dias Tofolli, manifestantes escutaram o Hino Nacional. 

Dilma pediu manifestação "sem violência"

A presidente Dilma Rousseff pediu no sábado (14) que os cidadãos protestem "sem violência" neste domingo. "Valorizo muito o fato de que, hoje no Brasil, as pessoas podem se manifestar livremente e não podemos aceitar qualquer tipo de violência que impeça esse direito. Sou a favor da democracia. Espero que amanhã o Brasil prove a sua maturidade democrática", disse a governante em seu perfil oficial no Facebook. 
Dilma pediu manifestação "sem violência" - Pedro Ladeira/Folhapress

Manifestantes usam camisa da seleção brasileira em Brasília

Em Brasília, manifestantes se concentram em frente a carros de som próximos ao Museu da República com camisetas da seleção brasileira e bandeiras do Brasil. A estimativa da PM é de 50 a 70 mil pessoas no ato. De acordo com os manifestantes a estimativa é de 130 mil pessoas. 
Manifestantes usam camisa da seleção brasileira em Brasília - Charles Sholl/Futura Press/Estadão Conteúdo

Avenida Boa Viagem, no Recife, ainda tem público pequeno

No Recife, manifestantes já chegam à avenida Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, no sul da capital pernambucana. "Dinheiro público não é propriedade de governo, é propriedade do povo", diz uma das faixas da manifestação. Público ainda é pequeno no local.

Contra tumultos em atos, organizadores pedem uso de apitos

O MBL (Movimento Brasil Livre), um dos grupos que organizou os protestos de domingo (15) contra o governo da presidente Dilma Rousseff, recomenda que os participantes das manifestações "não respondam a provocações de petistas que tentem gerar tumulto"."A gente está preocupado com a segurança. ", diz Pedro Mercante Souto, um dos líderes do MBL. Florisvaldo Souza, secretário nacional de organização do PT, diz que os militantes do partido não participarão dos atos.
Contra tumultos em atos, organizadores pedem uso de apitos - Leandro Prazeres/UOL

PMs com treinamento em artes marciais atuarão em protesto em BH

Policiais militares treinados em artes marciais serão utilizados, neste domingo (15), na chamada "tropa do braço", durante manifestação marcada para ocorrer contra o governo federal, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. A intenção, segundo a PM, é conter manifestantes que porventura promovam atos de vandalismo, mas sem a utilização de bombas de efeito moral ou armas não letais.  

Rio, Brasília e Fortaleza já têm concentração de manifestantes

Rio de Janeiro, Brasília e Fortaleza já contam com alguns manifestantes nas ruas usando as cores verde e amarelo e com cartazes de hostilidade ao governo federal. No Rio, um homem vestido de Batman é uma das figuras em destaque. Em Brasília, os ativistas se concentram na Esplanada dos Ministérios.
Rio, Brasília e Fortaleza já têm concentração de manifestantes - Júlio César Guimarães/UOL

No Paraná, 20 municípios têm manifestações agendadas para hoje

Os 20 municípios do Paraná com protestos marcados para este domingo (15) são Apucarana (15h), Arapongas (15h), Assai (16h), Cascavel (15h), Castro (15h), Cianorte (15h), Curitiba (9h30 e 14h), Dois Vizinhos (14h), Entre Rios do Oeste (14h), Foz do Iguaçu (9h30), Francisco Beltrão (15h), Guarapuava (14h), Londrina (13h e 15h), Maringá (14h), Paranaguá (10h), Pato Branco (9h30), Pitanga (9h), Ponta Grossa (9h), Umuarama (16h) e União da Vitória (14h).

Comerciantes de Campinas se preparam para as manifestações

Comerciantes do centro de Campinas (SP) se preparam para receber as duas manifestações marcadas para este domingo. Alguns, cujos estabelecimentos não abrem aos domingos, reforçaram as portas e vão ficar por perto para observar a manifestação. Já os donos de restaurantes informaram que vão tentar atender normalmente, mas ficarão atentos para fechar, caso ocorra algum problema. O primeiro protesto, do movimento “Vem pra Rua” está marcado para as 9h30, no Largo do Rosário. Já a segunda manifestação, que pede o impeachment da presidente, deve ocorrer a partir das 13h, na avenida Francisco Glicério, em frente à Catedral Metropolitana da cidade. Os dois protestos terão segurança reforçada por policiais militares e guardas municipais.

Veja a lista de cidades que terão protestos pela manhã

A maior parte das cidades brasileiras, como as capitais São Paulo, Porto Alegre, Natal e João Pessoa, terá manifestações contra o governo federal à tarde. Mas alguns locais terão protestos já pela manhã. Veja o horário e os locais: Maceió - AL - Corredor Vera Arruda - 8h30; Recife - PE - Praia de Boa Viagem - 9h; São Luis - MA - Av. Litorânea - 9h; Juiz de Fora - MG - Parque Halfeld - 9h30; Rio de Janeiro - RJ - Copacabana - posto 5 - 9h30; Brasília - DF - Congresso Nacional - 9h30; Belém - PA - Praça da República - 9h30; Manaus - AM - Av. Eduardo Ribeiro - 9h30;Imperatriz - MA - Praça de Fátima - 9h30; Arapiraca - AL - Praça Marques - 9h30; Campinas - SP- Largo do Rosário - 9h30; Fortaleza - CE - Praça Portugal - 10h.  Leia Mais

Envie por Whatsapp o seu relato sobre os protestos pelo Brasil

Grupos contrários à condução do governo da presidente Dilma Rousseff pretendem reunir milhares de pessoas nas ruas de dezenas de cidades pelo país neste domingo (15). Se você tem informações sobre as manifestações, envie para o UOL o seu relato em texto, foto ou vídeo viaWhatsapp (11) 97500-1925

Mais de 150 cidades têm atos contra Dilma

A se concretizarem as confirmações de presença em eventos marcados nas redes sociais, centenas de milhares de pessoas irão às ruas neste domingo (15) para protestar contra a presidente Dilma Rousseff (PT), em mais de 150 cidades do país e no exterior. Entre as motivações dos manifestantes para os protestos estão a insatisfação com o governo federal, o pedido de impeachment da presidente e até mesmo uma intervenção militar, pleito que gera divergências dentro do movimento antipetista. Organizadas por diversos grupos --Vem Pra Rua, Revoltados On Line e Movimento Brasil Livre são os principais-- e divulgadas tanto por redes sociais como por mensagens instantâneas, as manifestações devem ocorrer em 25 capitais.

Mais de 150 cidades têm atos contra Dilma marcados para este domingo

  • Miguel Schincariol/AFP
    Desde dezembro do ano passado, manifestantes têm se reunido para pedir o impeachment da presidente reeleita, Dilma Rousseff
    Desde dezembro do ano passado, manifestantes têm se reunido para pedir o impeachment da presidente reeleita, Dilma Rousseff
Dois dias após as manifestações em defesa da Petrobras e da presidente Dilma Rousseff, protestos contra a mandatária e a corrupção na estatal estão marcados para este domingo (15) em mais de 150 cidades do país e no exterior.
Entre as motivações dos manifestantes para os protestos estão a insatisfação com o governo federal, o pedido de impeachment da presidente e até mesmo uma intervenção militar, pleito que gera divergências dentro do movimento antipetista.
Dilma iniciou o segundo mandato pressionada pela queda na popularidade e por novas revelações das investigações da Operação Lava Jato sobre corrupção na Petrobras.
"panelaço" ocorrido em pelo menos 12 capitais contra o pronunciamento em rede nacional da presidente, no último domingo (8), colocou o tema impeachment da presidente no centro do debate político nacional. Nesta sexta-feira (13), o deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) protocolou um pedido de impedimentoda petista na Câmara dos Deputados.
Organizadas por diversos grupos --Vem Pra Rua, Revoltados On Line e Movimento Brasil Livre são os principais-- e divulgadas tanto por redes sociais como por mensagens instantâneas, as manifestações devem ocorrer em 25 capitais. Apenas em Rio Branco (AC) e Boa Vista (RR) não há atos agendados.
O Estado com o maior número de protestos programados é São Paulo, com eventos marcados em mais de 55 municípios. Na capital, a manifestação vai acontecer na avenida Paulista, com concentração no Masp (Museu de Arte de São Paulo), a partir das 14h. O evento recebeu mais de 110 mil confirmações de presença no Facebook e promete ser o maior do país.
Os protestos devem se concentrar nas regiões Sul e Sudeste, onde estão programados mais de dois terços dos atos. Depois de São Paulo, Rio Grande do Sul, com manifestações marcadas para 19 cidades, Paraná (18), e Santa Catarina(15) são os Estados com mais protestos agendados.
No Rio de Janeiro, os manifestantes vão se reunir a partir das 9h30 no posto 5 da praia de Copacabana, na zona sul da capital fluminense. Mais de 43 mil usuários do Facebook confirmaram presença no ato. Na última quarta-feira (11), no entanto, um protesto que contava com mais de seis mil participantes confirmados na rede social,reuniu apenas 40 pessoas no centro da cidade.
Fora do Brasil, foram convocadas manifestações para Buenos Aires, na Argentina; Sidney, na Austrália; Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; Toronto, no Canadá; Vara Del Rey, na Espanha; Miami e San Franciso, nos Estados Unidos; Londres, na Inglaterra; Lima, no Peru; e Lisboa, em Portugal.
Apesar de serem descritos como apartidários pelos organizadores, os atos são apoiados publicamente por partidos de oposição ao governo federal. Na quarta-feira, o PSDB anunciou participação nas manifestações, ainda que não se posicionando a favor do impeachment da presidente. O Solidariedade também participará de protestos.
Alvo dos atos, a presidente Dilma defendeu o direito dos brasileiros de realizarem manifestações públicas contra o seu governo, nesta quarta. "Sou de uma época em que as pessoas não podiam se manifestar, pois eram chamadas de subversivas ou de coisa pior. Não tenho o menor interesse com qualquer processo de restrição à manifestação neste país. A livre manifestação é algo que o Brasil tem que defender", declarou a petista.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de São Paulo", Dilma convocou alguns de seus principais ministros para ficarem em Brasília no fim de semana para um plantão de emergência de acompanhamento dos protestos.

Manifestações de sexta-feira

Atos liderados pela CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e UNE (União Nacional dos Estudantes) em favor da Petrobras, da presidente Dilma Rousseff e da reforma política reuniram dezenas de milhares de pessoas em 23 Estados e no Distrito Federal nesta sexta-feira (13).
Segundo as polícias militares estaduais, pelo menos 28 mil pessoas --21,6 mil à tarde e 6.500 pela manhã-- participaram dos atos. De acordo com as estimativas dos organizadores dos eventos, no entanto, pelo menos 120 mil participantes --113 mil à tarde e 7,4 mil pela manhã-- foram às ruas durante o dia. 
Os protestos, que fizeram parte do chamado "Dia Nacional de Lutas", transcorreram sem tumultos. A série de manifestações também teve como objetivo pressionar o governo federal a reverter as decisões que restringem os direitos trabalhistas.
Ampliar

Veja como foram os protestos em defesa da Petrobras90 fotos

38 / 90
13.mar.2015 - Manifestantes interditaram uma faixa da avenida Paulista no sentido Paraíso, durante manifestação em defesa da Petrobras. Além de ressaltar a defesa à estatal e se colocar contra o impeachment da presidente Dilma, o protesto, organizado pela CUT (Central Única de Trabalhadores), também tem por objetivo pressionar o governo federal a reverter as decisões que restringem os direitos trabalhistas, além de pressioná-lo a realizar a reforma política Leia mais Danilo Verpa/Folhapress

Veja também