quarta-feira, 15 de abril de 2015

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: LEWIS É CRITICADO POR JOGAR CHAMPANHE NO ROSTO DE ...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: LEWIS É CRITICADO POR JOGAR CHAMPANHE NO ROSTO DE ...: Vencedor da corrida em Xangai, piloto teve o comportamento condenado por líder de grupo que faz campanha contra o sexismo: "Ele parec...

LEWIS É CRITICADO POR JOGAR CHAMPANHE NO ROSTO DE MULHER NO PÓDIO DA CHINA


Lewis Hamilton joga champanhe em rosto de mulher no pódio do GP da China (Foto: Getty Images)Vencedor da corrida em Xangai, piloto teve o comportamento condenado por líder de grupo que faz campanha contra o sexismo: "Ele parece ter abusado de sua posição"



As polêmicas do fim de semana do GP da China não se resumiram à troca de farpas entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg na coletiva de imprensa após a corrida. Vencedor da corrida, o britânico foi alvo de críticas por ter espirrado champanhe no rosto de uma das mulheres contratadas para recepcionar os pilotos no pódio do Circuito de Xangai. Durante a cerimônia de premiação, o piloto inglês também jogou o espumante nos rostos de Nico Rosberg, Sebastian Vettel e no engenheiro da Mercedes. O próprio Hamilton também foi alvo do companheiro de equipe e do alemão da Ferrari (vídeo abaixo),  em uma brincadeira que é costume entre os competidores.
O ato havia passado batido até fotos circularem na internet mostrando o exato momento em que Lewis acertava o rosto da mulher, que pareceu incomodada com a situação. O episódio, que recebeu algumas críticas nas redes sociais, ganhou maior dimensão ao ser condenado por uma líder de uma ONG de defesa dos direitos da mulheres. Roz Hardie, diretora executiva da “Object” destacou que a modelo chinesa não parecia confortável com a atitude do piloto e classificou o comportamento de Hamilton como “sexista”. Ela pediu para que o inglês pedisse desculpas e disse que o episódio retrata o comportamento machista encontrado no mundo do automobilismo.
- As fotos parecem mostrar não só que o champanhe está sendo muito especificamente direcionado para o rosto dela, como não parece que seja uma brincadeira voluntária por parte dela. Para a maioria das pessoas, é evidente que ela não está gostando. Se este for o caso, pensamos que Lewis Hamilton deveria pedir desculpas por suas ações e pensar cuidadosamente sobre como deve se comportar no futuro – disse a ativista ao jornal inglês “Daily Mail”.
Sebastian Vettel joga champanhe no rosto de Lewis Hamilton no pódio do GP da China (Foto: Reuters)Sebastian Vettel joga champanhe no rosto de Lewis Hamilton no pódio do GP da China (Foto: Reuters)


Para Hardie, o episódio é um reflexo de como as mulheres são vistas como objetos sexuais no mundo do esporte a motor:
- O automobilismo parece retratar, desnecessariamente, as mulheres como objetos sexualizados. E isso provavelmente faz com que seja ainda mais difícil para as mulheres se defenderem. Esperamos que as pessoas desta indústria sejam mais respeitosas com elas – concluiu.
Horários - GP do Bahrein - Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)
A diretora da ONG acredita que a polêmica manchou a vitória de Hamilton no circuito chinês:
- Certamente é uma posição muito difícil ser uma grid girl e ela não tinha muita opção a não ser permanecer ali e aguentar. É algo que ele deveria estar ciente. Mas em vez disso, ele parece ter abusado de sua posição. É lamentável que uma grande vitória tenha sido marcada por aquilo que parece ser um comportamento egoísta e arrogante – prosseguiu.
Nas redes sociais, enquanto alguns usuários minimizaram o episódio e defendiam Hamilton, muitos reclamavam da atitude do bicampeão. Dentre as principais críticas,  boa parte pedia “mais respeito” com as mulheres do pódio, e outras classificavam o comportamento como “vergonhoso”. Teve também os que ofenderam o piloto, o chamando de “idiota”, “babaca” e “nojento”.  
Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Sebastian Vettel - GP da China (Foto: AP)Hamilton, Rosberg e Vettel jogam champanhe nos rostos um dos outros no pódio em Xangai (Foto: AP)
Não é a primeira vez que Hamilton age desta forma em uma cerimônia de premiação. No GP da Espanha de 2014, o britânico também mirou o champanhe no rosto das mulheres presentes no pódio, que na ocasião se protegeram rindo. Já no Bahrein para o GP deste fim de semana, válido pela 4ª etapa da temporada, o piloto da Mercedes ainda não se pronunciou sobre o caso.
GP da Espanha de 2014 - Lewis Hamilton  (Foto: Getty Images)No GP da Espanha de 2014, Lewis Hamilton também jogou champanhe nas grid girls (Foto: Getty Images)


Para Fábio Seixas, editor de reportagem do SporTV, a reclamação da ativista não procede no caso de Hamilton. Em um post sobre o assunto em seu blog, o jornalista classificou as críticas como"mimimi" e argumentou:
- Hamilton espirrou champanhe na chinesa? Sim. Mas acabei de rever a cena. Espirrou também no engenheiro da Mercedes, em Rosberg, nos integrantes da equipe lá embaixo, em Vettel. Se as ONGs de defesa dos direitos das mulheres quiserem mesmo se preocupar com isso, estão no seu direito. Mas acho que não é bem o caso. Há bandeiras muito mais importantes - e reais - para serem agitadas. Este caso parece puro mimimi - disse. Confira o post completo clicando aqui.
Circuito - GP do Bahrein - Fórmula 1 (Foto: GloboEsporte.com)

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: POLICIA FEDERAL PEDE MAIS TEMPO PARA INVESTIGAR 38...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: POLICIA FEDERAL PEDE MAIS TEMPO PARA INVESTIGAR 38...: A Polícia Federal voltou a pedir nesta terça-feira (14) ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, ampliação do prazo para i...

POLICIA FEDERAL PEDE MAIS TEMPO PARA INVESTIGAR 38 POLÍTICOS DA LAVA JATO


Resultado de imagem para foto policia federalA Polícia Federal voltou a pedir nesta terça-feira (14) ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, ampliação do prazo para investigar mais 38 políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção na Petrobras descoberto pela Operação Lava Jato.

Ao todo, foram protocolados pedidos em mais seis inquéritos, além dos 15 que já haviam sido feitos nesta terça para outras investigações do caso, envolvendo 13 parlamentares.

Em 6 de março, Zavascki autorizou a abertura de inquéritos para investigar suspeitos de envolvimento nos crimes investigados na Lava Jato (veja os políticos que estão na lista de investigados – 48 no Supremo e 4 no Superior Tribunal de Justiça).

Os novos pedidos de prorrogação se relacionam às investigações sobre os senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e Edison Lobão (PMDB-MA) e a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB-MA). Também há pedidos em inquéritos específicos sobre os deputados Nelson Meurer (PP-PR), Otávio Germano (PP-RS), Luiz Fernando Faria (PP-MG).

Também foi pedida a prorrogação do maior inquérito relacionado à Lava Jato que tramita no STF, que apura crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Essa investigação envolve no total 35 políticos.

Entre os deputados federais, estão Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Arthur Lira (PP-AL), Dilceu Sperafico (PP-PR), Eduardo da Fonte (PP-PE), Jerônimo Goergen (PP-RS), Sandes Junior (PP-GO), Afonso Hamm (PP-RS), José Olímpio Silveira Moraes (PP-SP), Otávio Germano (PP-RS), Lázaro Botelho (PP-TO), Luiz Carlos Heinze (PP-RS), Luiz Fernando Faria (PP-MG), Nelson Meurer (PP-PR), Renato Molling (PP-RS), Renato Balestra (PP-GO), Roberto de Britto (PP-BA), Simão Sessim (PP-RJ) e Waldir Maranhão Cardoso (PP-MA).

O mesmo inquérito investiga o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além dos senadores Ciro Nogueira (PP-PI), Gladison Cameli (PP-AC), Romero Jucá Filho (PMDB-RR) e Valdir Raupp (PMDB-RO).

Os demais investigados desse inquérito são os ex-deputados Aline Corrêa (PP-SP), Carlos Magno Ramos (PP-RO), João Pizzolatti (PP-SC), João Leão (PP-BA), Luiz Argôlo (PP-BA), José Linhares (PP-CE), Mario Negromonte (PP-BA), Pedro Corrêa (PP-PE), Pedro Henry (PP-MT), Roberto Teixeira (PP-PE) e Vilson Covatti (PP-RS).

Ainda não foi pedida prorrogação dos inquéritos relacionados ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), à senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e aos ex-deputados Cândido Vaccarezza (PT-SP) e Vander Loubet (PT-MS).
Os pedidos de ampliação do prazo ainda serão analisados por Zavascki, relator do caso no STF e responsável por autorizar as diligências da investigação, que podem incluir quebras de sigilo (telefônico, bancário, fiscal) ou mesmo interceptações telefônicas, só autorizadas judicialmente.
É praxe no STF que, antes de decidir sobre a prorrogação, o ministro peça um parecer da Procuradoria Geral da República, que conduz os inquéritos junto com a Polícia Federal. No início do mês passado, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu inicialmente 30 dias para realizar as investigações.

Pedidos anteriores
Nesta segunda, os pedidos de mais prazo foram apresentados em relação aos inquéritos envolvendo os deputados Eduardo da Fonte (PP-PE), Arthur Lira (PP-AL), José Mentor (PT-SP), Aníbal Gomes (PMDB-CE), Simão Sessim (PP-RJ) e os ex-deputados João Pizzolatti (PP-SC) e Roberto Teixeira (PP-PE).
Também foram protocolados pedidos para prorrogar as investigações relacionadas ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), além dos senadores Benedito de Lira (PP-AL), Lindbergh Farias (PT-RJ), Humberto Costa (PT-PE), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Antonio Anastasia (PSDB-MG). No caso do inquérito sobre o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL), foi pedida autorização para novas diligências.
vale este 3 - arte lava jato - lista de políticos janot  (Foto: Arte / G1)

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: TESOUREIRO DO PT É PRESO NA 12ª ETAPA DA OPERAÇÃO ...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: TESOUREIRO DO PT É PRESO NA 12ª ETAPA DA OPERAÇÃO ...: João Vaccari Neto foi preso em São Paulo e será levado para Curitiba. Ele é investigado por suspeita de receber propina em esquema da Pe...

TESOUREIRO DO PT É PRESO NA 12ª ETAPA DA OPERAÇÃO LAVA JATO - AGORA ATÉ QUANDO.

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, é ouvido na CPI da Petrobras, na Câmara dos Deputados, em Brasília (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
João Vaccari Neto foi preso em São Paulo e será levado para Curitiba.Ele é investigado por suspeita de receber propina em esquema da Petrobras

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, foi preso nesta quarta-feira (15) na 12ª etapa da Operação Lava Jato, de acordo com informações da Polícia Federal, que realizou a prisão. Ele é investigado por suspeita de receber propina em esquema de corrupção na Petrobras. O mandado contra Vaccari é de prisão preventiva e ele foi detido em casa, em São Paulo.
A polícia prendeu também a cunhada de Vaccari, Marice Correa. O mandado dela  é de prisão temporária. Marice também aparece em invetigações sobre o pagamento de propina no esquema da Petrobras.
Além da prisão de Vaccari e da cunhada, a PF executa mandado de condução coercitiva contra a mulher dele, que está sendo ouvida pelos policias em casa. Na condução coercitiva, a pessoa presta depoimento e é liberada.
Desde que surgiram as denúncias, no ano passado, Vaccari tem negado a participação dele e da cunhada no esquema.
G1 entrou em contato com a assessoria de imprensa do PT, que informou que o partido ainda não tem um posicionamento sobre a prisão do tesoureiro.
A atual fase da Lava Jato, além dos dois mandados de prisão e do de condução coercitiva, executa um de busca e apreensão, também na cidade de São Paulo.
Todos os presos serão levados para a superintendência da PF em Curitiba.
Denúncias
Vaccari já é réu em processo na Justiça Federal do Paraná que investiga as denúncias da Lava Jato. Ele é suspeito de ter recebido propina em esquema de corrupção que atuou dentro da Petrobras.

O ex-gerente da estatal Pedro Barusco, que também é investigado pela Justiça, afirmou em delação premiada que Vaccari recebeu cerca de R$ 200 milhões em nome do PT no esquema investigado pela Lava Jato. As apurações da PF apontam que as propinas eram pagas por empreiteiras que firmavam contratos com a petroleira.
O tesoureiro também aparece em depoimentos de outro delator da Lava Jato, o doleiro Alberto Youssef, apontado como um dos operadores da propina. Ele disse que chegou a enviar um funcionário para a frente da sede do PT em São Paulo com R$ 400 mil para serem entregues a Vaccari.
CPI
Na semana passada, Vaccari deu depoimento à CPI da Petrobras, na Câmara. Em uma sessão longa, negou que tivesse participação no esquema.
Indagado sobre as acusações feitas por Barusco e Youssef, o tesoureiro do PT repetiu reiteradas vezes que os termos dos depoimentos de delação premiada dos dois delatores "não são verdadeiros".
A insistência nessa resposta gerou irritação em alguns integrantes da comissão.
O depoimento de Vaccari na CPI também ficou marcado por um protesto em que um funcionário da Câmara soltou roedores na sala, causando tumulto.
Quando questionado sobre se sua cunhada Marice Correa Lima recebeu R$ 110 mil de Youssef, como o doleiro declarou à Polícia Federal, Vaccari continuou insistindo que os termos das delações não são verdadeiros e que a relação com a cunhada é estreitamente "familiar".

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: ZAGUEIRO DO ABC ESPERA REPETIR A BOA FASE E MANTER...

JORNAL DOS MUNICÍPIOS - NATAL/RN.: ZAGUEIRO DO ABC ESPERA REPETIR A BOA FASE E MANTER...: Mael bate papo com os meias Chiclete e Erivélton sobre o melhor desempenho em campo. Jogador de 21 anos ganha primeira chance desde retorno ...

ZAGUEIRO DO ABC ESPERA REPETIR A BOA FASE E MANTER-SE FAZENDO SEUS GOLZINHOS.

Mael, zagueiro do ABC (Foto: Carlos Arthur da Cruz/GloboEsporte.com)Mael bate papo com os meias Chiclete e Erivélton sobre o melhor desempenho em campo. Jogador de 21 anos ganha primeira chance desde retorno ao clube alvinegro.

Desde a chegada do técnico Josué Teixeira, o torcedor do ABC sabe na memória qual a formação titular que vai ao campo. 

Com apenas quatro jogos pelo estadual, a equipe mostra um aproveitamento de 12 gols marcados e nenhum sofrido.

A boa fase no ataque reflete na defesa, que tem o zagueiro "artilheiro" Leandro Amaro, autor de seis gols com a camisa alvinegra - quatro no estadual e dois na Copa do Brasil. 

Para a partida desta terça-feira, Amaro terá um novo companheiro na zaga: o jovem Mael. Com a suspensão de Suéliton, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Santa Cruz-RN, o atleta foi confirmado no último treino como titular e fará sua reestreia no Alvinegro.

- O professor (Josué Teixeira) já confirmou e estou tranquilo. Trabalhei e a oportunidade a apareceu. Agora, é manter o foco e ir tranquilo para a partida de amanhã e fazer um bom jogo - planeja Mael.

Sem atuar há três meses, desde que voltou ao ABC após a passagem pelo Internacional, o zagueiro disse ter condições físicas para suportar os 90 minutos de bola rolando. 

Mesmo na situação de reserva, Mael conta que a parceria com os outros companheiros de posição ajuda no dia a dia, o que fortalece o entrosamento do grupo.

- A gente já vem fazendo alguns trabalhos específicos para a defesa, com a busca por um posicionamento da dupla em campo.

Vai ser bom jogar com tranquilidade, cada um na sua posição, sabendo o que deve fazer. Acredito que o time vai entrar bem focado.

É só manter esse equilíbrio para não sofrer gols nos próximos jogos e manter esse número baixo de gols - analisa.

Da base para a titularidade
Na atual temporada, a garotada vem ganhando espaço no time principal do ABC. 

Com Josué Teixeira, as oportunidades vem se consolidando. Os exemplos são os meias Chiclete e Erivélton, formados nas categorias de base do clube. 
Os dois jogadores, que marcaram gols importantes nos últimos jogos e ganharam a confiança do treinador, são peças importantes no atual elenco abecedista. 

Para seguir o caminho dos amigos de time, Mael espera mostrar ao treinador que pode ter um rendimento positivo contra o Baraúnas.

- A determinação de cada um e a humildade de nunca esquecer as raízes em saber que eram da base. 

Entendo que é grande a responsabilidade, cada um tem seu modo de agir, mas eu tenho como pensamento treinar cada vez mais forte, porque quando a oportunidade aparecer, vou agarrar como os garotos (Chiclete e Erivélton) fizeram. 

Desde quando eu subi para o profissional, nunca tinha visto as oportunidades surgirem como estão acontecendo agora. Com ele (Josué Teixeira) não tem essa de vaidade, seja dentro de campo ou fora dele, quem mostrar mais rendimento vai começar a partida.


De volta aos gramados

Formado nas categorias de base do ABC, Mael foi negociado com o Santos no final de 2013, após o término do seu contrato com o clube alvinegro. 

Depois, foi jogar no time B do Internacional,e sofreu com as poucas chances no time Colorado. No fim de janeiro deste ano, foi anunciado pela diretoria do ABC como um dos reforços para o Campeonato Potiguar. A chance de atuar como titular pela primeira vez é recebida com entusiasmo pelo jogador.

Na briga pelo título do segundo turno do estadual, o ABC pode se distanciar ainda mais dos adversários e garantir o troféu da Copa Rio Grande do Norte, caso vença as próximas partidas. 

Sendo isso, Mael sonha com a possibilidade de ser campeão do turno e disputar a final do campeonato, feito que seria marcante no ano em que o clube comemora o seu centenário.

- Há três meses não disputo uma partida oficial pelo ABC. No Internacional, eu cheguei a ser relacionado para um amistoso, antes de começar a competição. 

O último jogo em time profissional foi em novembro, pelo Internacional. Estou com muita saudade, estou trabalhando forte e agora é continuar focado que vai dar tudo certo. 

Estou muito feliz em estar de volta e assumir essa responsabilidade para ser titular nessa partida. Eu encaro a chance de forma tranquila e já pensava nisso desde a minha volta ao clube. 

Estou cada vez mais focado, já tinha passado aqui pela base e agora eu tenho a oportunidade de fazer a minha marca no centenário e dar aquela sequência de jogos, em termos de me firmar ainda mais no grupo e na equipe titular - finaliza.

Para ler mais notícias do GloboEsporte.com Rio Grande do Norte, clique em globoesporte.globo.com/rn. Siga também o GE RN no Twitter e por RSS.